João Leite (ex-deputado estadual/MG) e Silvio Ramalho (Prefeito de Caravelas)
A publicação no Diário Oficial da União é desta terça-feira (07), com a Deliberação nº 31, de 03 de Fevereiro de 2023, autorizando a construção e exploração de estrada de ferro localizada entre Caravelas/BA e Araçuaí/MG. O prazo, inicialmente, previsto é de 98 (noventa e oito) anos.
Deliberação autorizando a contratação da empresa responsável pela Ferrovia Bahia-Minas
A presente deliberação, em seu Art. 2º, trata de “após assinatura do Contrato de Adesão pela Agência Nacional de Transportes – ANTT, a MTC – Multimodal Caravelas deverá assinar o contrato no prazo de 30 (trinta) dias, sob pena de perda de eficácia desta Deliberação e consequente arquivamento do processo”.
O objeto do requerimento da empresa Porto Caravelas MTC Construção e Administração Portuária SPE Ltda. (Art. 1°) é um importante passo na contemplação dos esforços de quem acreditou em um dos mais ousados projetos de infraestrutura na região extremo sul da Bahia e parte de Minas Gerais.
Trecho da Ferrovia Bahia-Minas de Caravelas/BA até Araçuaí/MG
A Ferrovia Bahia-Minas se estende de Caravelas/BA até Araçuaí/MG, numa extensão de 578 quilômetros, com a possibilidade de implementação de ramais para acesso à Teixeira de Freitas/BA (32,35 km) e a fábrica da Suzano, em Itabata, distrito de Mucuri/BA (16,5 km).
O Prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, é uma dessas pessoas, um dos primeiros a acreditar nesse projeto, que está saindo do papel e se tornando realidade.
Silvio Ramalho (Prefeito de Caravelas)
Segundo ele, todo o projeto está pronto e não faltará empenho do município de Caravelas, das entidades de classe e da empresa MTC, para que esse sonho se realize.
A empresa responsável pelo Projeto espera que a proposta da nova ferrovia Bahia e Minas seja uma grande oportunidade de desenvolvimento para os três estados: Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo.
Características básicas da Ferrovia Bahia-Minas
A Ferrovia Bahia-Minas já foi no passado e tem tudo para retomar o desenvolvimento regional, com grande impacto em todo o estado, através da arrecadação de impostos, da circulação de bens de consumo e serviços, impulsionando a região sul da Bahia e norte de Minas Gerais e Espírito Santo, como importante alternativa para o transporte de minério, celulose da planta industrial da Suzano S/A de Mucuri/BA e combustíveis, principalmente, etanol produzido em Caravelas/BA e Serra dos Aimorés/MG.