Publicidade Davaca novo

Concurso projeto do Jardim Sensitivo do Programa Arboretum

Por Neuza em 24/10/2014 às 13:01

O Programa Arboretum tem como objetivo a conservação, restauração e valorização da Mata Atlântica e de sua diversidade, especialmente a diversidade arbórea, por meio da construção e difusão do conhecimento.

Em sua estrutura o Programa Arboretum conta com uma Base de Conservação e Restauração da Diversidade Florestal, que abrigará coleções botânicas, arboreto, viveiro e laboratório de sementes, além do jardim sensitivo.

A Base do Arboretum bem como o Jardim estão localizados na cidade de Teixeira de Freitas- BA atendendo primeiramente ao público do Município, bem como a toda a região. O público alvo do Jardim Sensitivo serão pessoas com limitações físicas de mobilidade, visão, audição, ou diferencial cognitivo, além de crianças ou idosos. O Jardim também atenderá ao público em geral como grupos específicos de associações, escolas ou outras organizações.

Embora o Jardim Sensitivo tenha uma proposta direcionada especialmente para o público com limitações visuais, deve-se considerar também, para este Jardim, as limitações de locomoção, com preocupação especial para o detalhamento das trilhas e espaços contemplativos.

O Projeto vencedor será executado na íntegra. Pode, porém, ocorrer alguma adequação em termos dos materiais especificados e plantas em função de sua disponibilidade. Para as adequações o autor ou autores do projeto serão consultados. Na entrada do Jardim será disposta uma placa com o nome dos autores e da instituição vencedora do concurso.

2

I. DAS CONDIÇÕES E DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO

I.1 DA HABILITAÇÃO

Podem participar do concurso alunos matriculados em faculdades de engenharia (civil, agronômica, florestal, etc.), biologia, ciências ambientais e arquitetura, que tenham cursado a disciplina de paisagismo e/ou botânica.

A proposta poderá ser submetida por uma dupla ou candidato individual que deverá obrigatoriamente indicar um professor orientador na elaboração do projeto.

I.2 DA INSCRIÇÃO

A dupla ou candidato deverá se inscrever até o dia 15 de novembro de 2014, por meio da ficha em anexo e encaminhá-la à Coordenação Administrativa do Programa no email: [email protected] / [email protected]

Após aceita a inscrição, o representante da dupla ou candidato receberá a planta no formato. dwg do espaço do Jardim, bem como a Ficha de Identificação.

O candidato poderá concorrer apenas com uma proposta. Na hipótese de se constatar a participação de um mesmo candidato na apresentação de mais de um projeto, isoladamente ou em dupla, os respectivos projetos serão desclassificados automaticamente.

I.3 É VEDADA A INSCRIÇÃO DE PROJETOS:

De membros do Conselho Gestor do Programa Arboretum e seus parentes, consanguíneos ou afins, até terceiro grau.

II. DO ESPAÇO DO JARDIM

O Jardim ocupará um espaço de 1.550 m2 localizado no entorno da Base de Conservação e Restauração da Diversidade Florestal do Programa Arboretum.

Fotos da Base podem ser acessadas através do link: www.flickr.com/photos/programa-arboretum/

Fotos do espaço destinado ao Jardim podem ser acessadas no link https://www.flickr.com/photos/programa-arboretum/sets/72157647918927056/

II.1 PLANTA DE LOCALIZAÇÃO

( imagem da área com localização do prédio)

 

 

 

 

 

II.2 PLANTA DE SITUAÇÃO

3

II.1 PLANTA DE LOCALIZAÇÃO

( imagem da área com localização do prédio)

II.2 PLANTA DE SITUAÇÃO

JARDIM1.550 M2

BASE DE CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO

FLORESTAL

4

III. CRITÉRIOS OBRIGATÓRIOS NO PROJETO

O projeto deverá contemplar:

1- A utilização prioritária de plantas nativas da mata atlântica da região;

2- A utilização, entre outros, do recurso hídrico, seja para toque ou para audição;

3- A utilização de guias nas trilhas (marcadores no piso e barras);

4- Placas em Braille;

5- A utilização de plantas com diferentes hábitos e estruturas (cipós; arbustos; árvores e herbáceas).

IV. SUBMISSÃO DA PROPOSTA

A proposta deverá obrigatoriamente contemplar os seguintes itens:

I-Desenhos livres apresentados em qualquer técnica instrumental e/ou processo gráfico (perspectiva; fotomontagem, croquis, maquetes)

II-01 Pranchas (em formato A1 - 840 x 596 mm)

 01 Prancha com a planta baixa, na escala de 1/100;

 01 Prancha com a planta baixa do paisagismo, na escala de 1/100;  01 Prancha com o detalhamento do Jardim, escalas variadas;  01 Pranchas de fachadas e cortes na escala de 1/100.

III- Proposta conceitual do Jardim;

IV- Memorial descritivo, explicitando materiais e acabamentos;

V- Lista de espécies utilizadas no jardim com nome científico e vulgar;

As Pranchas devem ser postadas nos Correios até o prazo máximo de submissão das propostas.

A versão digital deve ser encaminhada junto com as pranchas no formato DWG (pranchas) e PDF (texto).

5

Os documentos e pranchas, bem como o remetente no envelope, deverão ser identificados apenas com o pseudônimo. Os projetos serão identificados posteriormente à avaliação, através da FICHA DE IDENTIFICAÇÃO, que deverá ser encaminhada em envelope lacrado juntamente com os projetos. Compreendi a intenção, mas vejo dificuldade na falta de identificação do projeto

Atenção: O Projeto cuja autoria esteja revelada em qualquer um dos documentos ou pranchas será automaticamente desclassificado.

V. DA COMISSÃO JULGADORA

A Comissão Julgadora será composta por membros do Conselho Gestor do Programa Arboretum e convidados indicados pelo mesmo.

VI. DOS CRITÉRIOS PARA JULGAMENTO

1- Qualidade da apresentação;

2- O conceito do jardim;

3- O nível de detalhamento da proposta;

4- A criatividade, a diversidade e a inovação na proposta;

5- A utilização de materiais reciclados ou reutilizados;

6- Soluções com boa relação custo/benefício;

VII. DA PREMIAÇÃO

A dupla vencedora ou vencedor individual ganhará:

1- Passeio de um dia no Parque Nacional Marinho de Abrolhos e visita ao espaço do Jardim Sensitivo e à Base de Conservação e Restauração da Diversidade Florestal, incluso deslocamento aéreo (para distâncias superiores a 300 km) ou terrestre (para distâncias inferiores à 300 Km), hospedagem de 01 dia em Teixeira de Freitas-BA e hospedagem de dois dias em Caravelas-BA.

6

Obs: Caso seja vencedora, a proposta individual poderá trazer um acompanhante, no caso da dupla, os dois virão, sem direito à acompanhante.

Os segundo e terceiro lugares receberão uma menção honrosa.

Obs: A viagem deverá ser realizada entre agosto e novembro de 2015 perfazendo um total de quatro dias (três diárias): sendo dois dias para deslocamento (ida e volta), um dia para visita à Base e ao Jardim e um dia para visita ao Parque Nacional Marinho de Abrolhos.

VIII. DO CRONOGRAMA

V.1 PRAZO PARA SUBMISSÃO DOS PROJETOS

Os projetos deverão ser postados, via sedex, até o dia 23 de dezembro de 2014 para o seguinte endereço:

Programa Arboretum

Rua Sagrada Família, n° 154, Bela Vista, Teixeira de Freitas/BA CEP 45990-903

Telefones: 73-3291-3655/4525 3292-7653 Ramal 216

V.2 DO RESULTADO DO JULGAMENTO

O resultado será divulgado no dia 30 de janeiro de 2015, no site do Programa Arboretum: www.programaarboretum.eco.br e da Fundação José Silveira www.fjs.org.br

IX. DAS CONDIÇÕES GERAIS

Os autores das propostas desse Concurso concordam com a condição que a participação no Concurso importará na cessão dos seus direitos inerentes às propostas em favor do Programa Arboretum, que poderá utilizá-las de acordo com sua conveniência.

Fonte: Ascom

Tags:   Bahia
publicidade