A comunidade de Nova Cravilina, localizada em Juerana, distrito de Caravelas, comemorou neste domingo, 29 de janeiro, com um almoço festivo a expectativa de muito em breve ter água jorrando do poço artesiano que está sendo construído pelo governo do estado com a solicitação do deputado Robinho.
A comunidade é composta de várias famílias que plantam e colhem uma diversidade de frutas e legumes que são vendidas nas feiras livres de Teixeira de Freitas e ajudam as mais de cem pessoas que ali vivem a se manterem com dignidade, o grande problema é a escassez de água que castiga os moradores.
O problema da falta d’água é tão grave que para sobreviverem neste período de seca, os moradores contam com um carro pipa que é cedido por uma empresa de plantação de eucalipto. Há mais ou menos um ano, estive na comunidade e pude ver as dificuldades enfrentadas por aquela gente que tem um pedaço de terra, pequeno, rodeado de eucalipto, mas com uma diversidade enorme de plantação, faltando apenas água.
Em conversa com o deputado Robinho relatei o que vi naquela comunidade e perguntei o que ele podia fazer para ajudar, qual não foi minha surpresa, quando algum tempo depois eu soube que o deputado havia conseguido um poço para aquela gente, humilde mas muito trabalhadora.
O poço já era para estar funcionando, mas interesses políticos atrasaram a conclusão do poço que foi cavado, só faltando a colocação da caixa e da bomba. Depois da eleição, o então agora vereador Klebinho do Espora Gato entrou em ação e com a ajuda de Robinho, o poço está prestes a funcionar, em gratidão ao que o deputado fez, a comunidade se reuniu e promoveu um almoço, infelizmente, Robinho não pode comparecer.
Delzita Lopes Ferreira, a popular Dé, presidente da Associação da Nova Cravilina falou dos benéficos que o poço artesiano vai trazer para a comunidade. Segundo a presidente, o povo está sofrendo com a falta d’água, os poços, riachos e reservatórios estão secos, não tem água nem par beber, algumas famílias vão buscar água em Juerana, distante alguns quilômetros e para isso, usam carroça e animal para transportar o precioso liquido, para lavar roupas, louças, “ água aqui esta muito difícil, a gente tem apelado pra a empresa Fíbria, fazendo ofícios e mandando pra eles nos ajudarem com o caminhão pipa pra poder fazer o abastecimento pra gente, só que esta meio difícil, a gente manda o oficio e não é correspondido, esse mês que eles mandaram o carro pra vir fazer o abastecimento das caixas d’água aqui pra gente” disse a presidente.
O vereador Klebinho, solidário com o sofrimento da comunidade, está fazendo o possível para que a situação se resolva logo, e para isso só falta a instalação da bomba, e, já nesta terça feira o vereador esteve CERB em Teixeira de Freitas conversando e se inteirando, sobre os caminhos que ele tem que percorrer para conseguir que as instalações do poço sejam feitas o mais rápido possível.