A iniciativa inédita é uma parceria com a alemã Chorakademie Lübeck, com coordenação do renomado maestro Rolf Beck
As entidades Mozarteum Brasileiro e Música em Trancoso ofereceram 50 bolsas integrais para estudantes de música de mais de 10 estados do país
Concertos de abertura e encerramento da academia serão gratuitos e abertos ao público no Teatro L'Occitane
As entidades Mozarteum Brasileiro e Música em Trancoso ofereceram 50 bolsas integrais para estudantes de música de mais de 10 estados do país
Concertos de abertura e encerramento da academia serão gratuitos e abertos ao público no Teatro L'Occitane

Maestro Rolf Beck
Como parte de sua missão de fomentar a música clássica no Brasil, o Mozarteum Brasileiro e a Associação Música em Trancoso realizam, por meio de seus projetos de responsabilidade social, a primeira edição da academia Canto em Trancoso, que começa hoje (25 de junho) e vai até 1º de julho no Teatro L'Occitane, na cidade baiana de Trancoso.
Esta é uma parceria inédita com a academia de canto coral da Chorakademie Lübeck, criada pelo renomado maestro Rolf Beck, que tem, entre os seus principais objetivos, o de estimular jovens talentos de todas as nações a se aperfeiçoar na arte do canto.

Dos mais de 150 inscritos de todo o país que participaram das audições, que foram realizadas por meio de vídeos, a comissão de avaliação da academia selecionou os 50 me lhores para receberem bolsa completa (transporte aéreo e terrestre, hospe dagem e alimentação).
Todos os selecionados participarão de aulas individuais e em grupo com o Rolf Beck e Lucia Duchonova, e trabalharão diariamente em cima do repertório do concerto do dia 1º de julho, no formato de ensaios. A mezzo-soprano eslovena Lucia Duchonova, indicada ao Grammy Award 2010 na categoria Melhor Vocal, veio especialmente ao Brasil para participar dos workshops.

Haverá dois concertos abertos ao público: o de abertura, dia 26, com 20 integrantes da Chorakademie Lübeck; e o de encerramento das atividades, com a participação de todos os envolvidos na academia, no dia 1º de julho, sempre às 18h30.
"Essa é uma excelente opor tunidade para os estudantes de canto brasileiros, pois eles terão uma semana inteira de aulas e workshops com profissionais mundialmente renomados. Além disso, aqueles que mais se destacarem poderão ga nhar bolsas de estudo para a Chorakademie Lübeck, na Alemanha", afirma Sabine Lovatelli, presidente fundadora do Mozarteum Brasileiro.
Serviço
ACADEMIA CANTO EM TRANCOSO
Chorakademie Lübeck
Coordenação: regente Rolf Beck
Apresentações abertas ao público: 26/6 (sexta-feira) e 1/7 (quarta-feira), às 18h30.
Teatro L'Occitane
Sobre a Chorakademie Lübeck
Reconhecido mundialmente, a Chorakademie Lübeck é um conjunto vocal inovador, cuja proposta inclui o estímulo a jovens talentos do canto de todas as nações. Está sediado na cidade alemã de Lübeck e realiza diversas turnês internacionais ao longo do ano. Em sua formação estão brasileiros entre seus integrantes. As soberbas interpretações incluem grandes obras do repertório clássico.
Em 2002, Rolf Beck fundou a Chorakademie (Academia Coral) no Festival de Música de Schleswig-Holstein. Depois de firmar-se no panorama internacional como um grupo de jovens cantores de talento, o conjunto iniciou nova fase no início da temporada de 2013/2014, quando Beck decidiu que a academia coral deveria tornar-se independente do festival. A Chorakademie Lübeck acredita que suas propostas sejam comparáveis à do compositor Ludwig van Beethoven, que inseriu conceito similar na música, como expressou em sua ópera Fidelio ou no coro final da Nona Sinfonia, pela sabida combinação de música e voz em ambos os casos.
Sobre Rolf Beck
Rolf Beck, expert em música coral, vem lançando bem-sucedidos conjuntos do gênero há mais de 40 anos. Formado em regência, em 1972 fundou o Marburg Vocal Ensemble, que logo se tornou um dos principais da Alemanha, ganhando muitos prêmios também no exterior. Beck também fundou o Coro da Orquestra Sinfônica de Bamberg, que em pouco tempo alcançou reconhecimento internacional. Em sua discografia, destacam-se Judas Macabeu de Händel (lançado pelo selo Harmonia Mundi), Festa de Alexandre de Händel, Pequena Missa Solene de Rossini, Oratório de Natal de Bach e Carmina Burana de Carl Orff (gravada pela Sony).
Sobre o Mozarteum Brasileiro
O Mozarteum foi fundado em 1981 por Sabine Lovatelli e Claude Sanguszko, com o compromisso de manter a sociedade atualizada sobre os conceitos e expressões artísticas que se desenvolvem nos principais centros ao redor do mundo, tornando-se hoje uma das mais importantes associações culturais do país. Ao longo de sua trajetória, a instituição já trouxe ao Brasil importantes orquestras, como as filarmônicas de Berlim, Viena, Munique e de Nova York, companhias de dança, como o Bolshoi e o New York City Ballet e também renomados solistas, grupos de câmara, coros e regentes. A produção de grandes concertos é, no entanto, apenas uma das atividades que posicionam o Mozarteum entre as principais entidades promotoras da música clássica. O Projeto Mozarteum concentra atividades educativas voltadas ao desenvolvimento da excelência musical para jovens talentos e amantes da música. São Masterclasses e programas de intercâmbio e bolsas de estudo nas me lhores academias internacionais para estudantes de música, palestras no Clube do Ouvinte aos espectadores de seus concertos, além de Matinês Clássicas para Crianças e Concertos ao Ar Livre em parques públicos.
Realização: Mozarteum Brasileiro, Música em Trancoso, Ministério da Cultura, Lei de Incentivo a Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Chorakademie Lübeck
Apoio:
Teatro L'Occitane
Teatro L'Occitane