A segunda etapa das provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) que aconteceram neste domingo (04) em todo o Brasil, trouxe como tema da redação “Caminhos para combater o racismo no Brasil”.
191 mil alunos fizeram a prova que foi adiada em alguns lugares devido ás ocupações das escolas onde as provas seriam aplicadas. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela prova, divulgou o tema da redação logo após o início da prova. Os alunos têm que produzir um texto dissertativo e argumentativo sobre o tema e oferecer uma solução para o problema proposto.
De acordo com o Inep, a proposta de redação traz quatro textos motivadores: um que trata da condição do homem negro; o segundo é um artigo de lei que tipifica o preconceito de raça ou de cor como crime; o terceiro é uma peça publicitária que distingue o racismo de injúria racial; e o quarto traz uma definição acerca do que são ações afirmativas.
Na primeira aplicação da prova, realizada nos dias 5 e 6 de novembro, o tema da redação foi "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil". Para não zerar a nota da redação, os alunos devem escrever um texto de no mínimo 7 linhas e, no máximo, 30. Além disso, os alunos também podem ter a nota zerada caso seja identificado o desrespeito aos direitos humanos.
Além da redação, a prova deste domingo teve 45 questões de matemática e 45 de linguagens (português e inglês ou espanhol). Os estudantes tiveram até as 5h30 para finalizar as provas.