Na última segunda-feira (26), Teixeira de Freitas recebeu o Circuito Empresarial, evento que percorre cidades do Extremo-Sul baiano com palestras sobre neuroinovação para empreendedores que desejam inovar a gestão de seus negócios. Aproximadamente 600 empresários e seus colaboradores acompanharam a palestra do neurocientista e professor internacional da Universidade de Harvard, nos EUA, André Davim, no Espaço D Cerimonial.
O analista técnico Enivaldo Piloto, representando o gerente regional do Sebrae, Alex Brito, acompanhou a abertura do evento e parabenizou o público presente pela busca do aprendizado. “Essa é uma oportunidade que visa fortalecer o ecossistema gerador de bons negócios e boas reflexões. Que todo conhecimento adquirido hoje seja aplicado a partir de amanhã em suas empresas”, destacou.
Avaliando as cidades por onde o Circuito Empresarial já passou, o palestrante afirmou que é um grande prazer poder difundir a neurociência com um nível de capilaridade, que talvez só o Sebrae consiga proporcionar. “Muita gente não tem noção do que é a neurociência, e numa palestra como essa, ainda vejo pessoas com aquela mentalidade voltada para a parte mais tradicionalista do que é o empreender, do que é ser um líder. Aqui a gente trabalha basicamente um conhecimento para despertar a consciência com a parte específica que justifica a necessidade de uma mentalidade empreendedora e de liderança para quem quer se destacar nesse mundo do trabalho que é cada vez mais competitivo”, explicou.
Escutar a experiência adquirida por Davim, ao lidar com treinamento emocional, foi uma das motivações que levou Monique Barbosa a participar da palestra. “Já acompanhava André Davim desde o método CIS 219, que aconteceu em 2021. Foi uma grata surpresa ter essa questão da neurociência para validar com dados científicos as questões das nossas emoções, dos hormônios que produzimos, dos efeitos reais na nossa vida e saúde”, contou.
A empresária ainda não havia participado dos eventos do Sebrae, ao saber da programação do Circuito Empresarial Neuroinovação, se empenhou em aproveitar a oportunidade de aprender mais sobre o comportamento do cérebro e o mundo do marketing. “O maior aprendizado foi quando ele reforçou que nossos comportamentos e nossas emoções precisam estar alinhados, para gerar resultados. As soft skills, habilidades emocionais e a forma como as competências emocionais interferem na entrega, além da técnica e profissionalismo. Para mim, esse foi um divisor de águas, principalmente por estar relacionado com minha área de atuação profissional”, completou Monique, proprietária da JM Agência de Marketing Digital.
O Circuito Empresarial Neuroinovação não apenas proporcionou conhecimento, mas também reforçou o potencial tanto empreendedor quanto solidário do Extremo-Sul da Bahia, mediante a doação para acessar o evento. Assim, foram arrecadadas 53 latas de leite em pó e 253 kg de alimentos não perecíveis. As doações serão destinadas ao Rotary Clube e suas benfeitorias em projetos de atendimento a famílias em vulnerabilidade social.