Uma operação de fiscalização da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental Porto Seguro (CIPPA/PS) resultou na descoberta de um imóvel utilizado para caça ilegal de animais silvestres no distrito de Boca do Córrego, em Belmonte.
A ação ocorreu no início da tarde desta sexta-feira (09/05), após a guarnição receber uma denúncia de maus-tratos a animais no local. Ao chegarem à propriedade, os policiais militares constataram a situação de abandono e sofrimento de diversos cachorros.
Questionada sobre os animais, a proprietária do imóvel admitiu utilizá-los na caça ilegal de animais silvestres. A confirmação do crime se estendeu ao interior da residência, onde foram encontrados 16 tatus e 01 paca congelados dentro do refrigerador. Além disso, a guarnição localizou duas armadilhas utilizadas para a captura dos animais.
Diante da flagrante ilegalidade, foi lavrado um auto de infração ambiental em desfavor da dona do imóvel. Os animais silvestres encontrados, que estavam congelados e prontos para consumo e comercialização, foram destruídos em conformidade com a Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/98 e o decreto nº 6.514/2008.
Todos os registros da ocorrência serão encaminhados ao Ministério Público para que as medidas legais cabíveis sejam tomadas e os responsáveis pela atividade de caça ilegal de animais silvestres sejam punidos. A ação demonstra o compromisso da CIPPA/PS no combate aos crimes ambientais e na proteção da fauna silvestre na região.