Publicidade Davaca novo

Chuva traz vida nova aos Rios Itanhém e Medeiros Neto

Por Neuza em 27/01/2016 às 08:44

Inf. e Fotos: Medeirosneto.com

 

As chuvas que tem caído na Bahia e em Minas Gerais nas últimas semanas mudaram o cenário dos Rios Itanhém e Água Fria em Medeiros Neto.

 

 

 

O nível do Rio Itanhém (Alcobaça) aumentou 68 centímetros nos últimos dias, e a tendência é de que aumente ainda mais. Segundo a previsão do Clima Tempo, no período desta semana, deve chover cerca de 50 mm no município.

 

 


 

O aumento das águas observado na última semana modificou a paisagem do rio que antes estava coberto de plantas aquáticas (baronesa), sendo preciso a intervenção a prefeitura para a retirada das plantas que estavam cobrindo o leito do rio, só que o trabalho pouco adiantou, pois com a falta de chuva as plantas haviam voltado. A imagem abaixo mostra como estava o leito do rio no final de dezembro, após a estiagem que atingiu toda a região no ano passado. No último domingo (24), ás águas atingiram o volume de 2,10 metros.

 

 

Em 2015, os Rios Itanhém e Água Fria passaram por um dos piores momentos de sua história, em alguns pontos do leito dos rios, o volume da água chegava a apenas 40 centímetros de profundidade.

 


 

Com achegada das fortes chuvas que atingem quase todo o Brasil, mas principalmente as regiões do espírito santo, Minas Gerais e Bahia, o nível das águas aumentou consideravelmente e isso fez com que as baronesas fossem levadas pelas correntezas. A planta aquática cobria quase todo o leito do rio, oque provoca a morte de peixes devido a falta de oxigênio na água

 


 

O volume de chuvas na Bahia superou, em 21 dias, a média histórica analisada para o mês de janeiro.

 

Fonte: Medeirosneto.com

Tags:   Medeiros Neto
publicidade