Publicidade Davaca novo

CER se prepara para receber mais duas habilitações: auditiva e visual

Por Neuza em 22/11/2019 às 08:06

A Prefeitura de Teixeira de Freitas está investindo em mais uma área fundamental para a saúde. A reforma e reestruturação na infraestrutura do Centro Especializado em Reabilitação (CER) está sendo realizada para prestar mais dois novos tipos de reabilitação: a visual e a auditiva. 

A unidade é especializada na habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência física, intelectual e autismo, sendo referência para os pacientes dos 21 municípios do Extremo Sul da Bahia. A obra na unidade está em andamento e prevê nove salas, equipamentos novos e adaptações estruturais para receber as duas novas habilitações, a visual e auditiva.Segundo o secretário interino de Saúde, Hebert Chagas, o investimento em novos aparelhos, que já foram comprados, a reforma e reestruturação fazem parte do pacote de ações para ampliar a oferta de serviço de saúde, valorizando a humanização no atendimento. "Estamos realizando investimentos em diversas áreas da saúde. Além da reforma do CER, que é uma unidade referência na Bahia, estamos reformando também o HMTF para potencializar a oferta de serviço de saúde de ótima qualidade.", explicou o secretário. 

A previsão é que no início de 2020 a unidade já esteja atendendo às quatro reabilitações: física, intelectual, visual, e auditiva. Segundo o diretor do CER, Marcelo Mattos, as duas novas habilitações irão aumentar a capacidade de atendimentos em toda a região Extremo Sul. “Com as novas habilitações faremos também a concessão e entrega de seis tipos de aparelhos auditivos. E faremos a reabilitação visual para pessoas com cegueira parcial e total, com assistência na unidade e fornecimento de bengalas”, e completou: “Iremos visitar outros CER’s  de outras cidades para troca de experiências e ampliar o conhecimento para implantação dos novos serviços.”, explicou o diretor da unidade. 

Para realizar o atendimento humanizado e visando a qualidade, o CER conta com equipe que desenvolve um trabalho interdisciplinar e que abrange profissionais das seguintes áreas: Psicologia; Fonoaudiologia; Fisioterapia; Terapia Ocupacional; Serviço Social; Pedagogia; Nutrição; Enfermagem; Técnica de enfermagem; Instrutores de Oficina; Educação Física; Equipe Administrativa; Médicos especializados em Neuropediatria, Neurologia, Ortopedia e Pediatria. 

Entre 2018 e 2019 foram realizados mais de 20.000 atendimentos e concedidas mais de 300 cadeiras de rodas, concessões de 187 órteses, 34 próteses, e mais de 27 mil bolsas de estomias. Existem mais de 6.000 pacientes cadastrados na unidade, com a média de 800 pacientes ativos. 

O CER está localizado na Avenida das Nações, no bairro Monte Castelo, com funcionamento de segunda à sexta no horário das 7h às 18h.

Fonte: Bahiaextremosul / Marília Macêdo

Tags:   Reforma e reestruturação
publicidade