
O atendimento especializado a pessoas com deficiência auditiva tem ampliado o acesso à reabilitação em Teixeira de Freitas e em municípios da região. Nesta quarta-feira (4), o Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) realizou a entrega de mais 42 aparelhos auditivos, alcançando a marca de mais de 200 dispositivos fornecidos desde o início de 2026.

Atualmente, o setor de Reabilitação Auditiva da unidade acompanha aproximadamente 1.860 pacientes, com idades que vão de recém-nascidos a idosos de até 102 anos. A abrangência do serviço também chama a atenção: além de Teixeira de Freitas, são atendidos moradores de outros 21 municípios do Sul e Extremo Sul da Bahia. Todos os meses, cerca de 40 novos pacientes passam a integrar o cadastro da unidade.

O acesso aos aparelhos ocorre após uma série de etapas, que começam com o encaminhamento realizado pela rede pública de saúde. Em seguida, os pacientes passam por avaliações clínicas e exames audiológicos, que permitem identificar o grau da perda auditiva e definir qual recurso é mais adequado para cada caso.

O trabalho da equipe, porém, não termina com a entrega dos dispositivos. Os usuários recebem orientações para utilizar os aparelhos e passam por acompanhamento durante o processo de adaptação, incluindo ajustes técnicos sempre que necessário.

Conhecidos como aparelhos de amplificação sonora individual (AASI), os equipamentos ajudam a melhorar a percepção dos sons e a compreensão da fala, contribuindo para a comunicação, a convivência familiar e a participação social de pessoas com diferentes graus de deficiência auditiva.

O CER IV é mantido pela Prefeitura de Teixeira de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e desempenha um papel importante na oferta de atendimento especializado à população de Teixeira de Freitas e de outros municípios da região.

