Para celebrar os 63 anos completados nesta quarta-feira (31), o Centro de Atendimento Educacional Especializado Pestalozzi da Bahia, localizado no bairro de Ondina, em Salvador, promoveu uma Feira de Saúde voltada para funcionários, alunos e suas famílias. Realizada na unidade, que integra a Rede Pública de Educação Básica do Estado, a feira oferece uma série de serviços nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Pilates, Psicologia, Estética e Educação Física durante todo o dia. Prestando assistência educacional a 237 crianças e adolescentes, a instituição é referência no atendimento a alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Entre as oportunidades de receber atendimento odontológico, massagens, aferir a pressão, medir a glicemia, passar por um espaço de beleza, os pais das crianças comemoraram o aniversário da instituição que tem mudado a vida das suas famílias.
Os funcionários do Pestalozzi também puderam aproveitar algumas das atividades. Para a professora Andrea Castro, fazer parte desse importante trabalho é, sobretudo, uma realização pessoal. “É muito gratificante ver a diferença que fazemos na vida dessas crianças e a diferença que eles fazem nas nossas. Eu não tenho filhos e costumo dizer que eles são meus filhos de coração, tenho oito anos aqui, já tive a oportunidade de ensinar a muitas crianças e me realizo com o aprendizado e o avanço de cada um deles. Nós, que trabalhamos aqui, temos muito amor pelo que fazemos”, contou a professora.
Educação inclusiva
O Centro é especializado no atendimento de crianças com transtornos globais do desenvolvimento (TGD), a partir dos 2 anos. Os estudantes frequentam o Pestalozzi no turno oposto ao turno escolar regular. Oferecendo atividades que trabalham os alunos em suas potencialidades, a instituição tem contribuído para a formação de cidadãos e a inclusão social de crianças e adolescentes. Entre as oficinas de música, arte, educação física e muitas outras atividades desenvolvidas pelos professores da unidade, os alunos aprendem e desenvolvem coordenação motora, aprimoram a comunicação e muitos outros aspectos.
De acordo com o diretor do Pestalozzi, Ricardo Baqueiro, a atenção integrada prestada pelo centro é decisivo no desenvolvimento dos jovens. “Tudo é feito de maneira integrada, nosso trabalho fortalece o que é realizado nas escolas regulares e damos uma atenção especial também às famílias. Temos momentos de encontro com os professores das instituições regulares e algumas atividades voltadas para os pais que se dedicam quase que integralmente aos seus filhos atendidos aqui. Tudo em prol da educação inclusiva e do crescimento do nosso aluno”, contou o diretor.