Publicidade Câmara de Vereadores - Tx - Setembro amarelo

Centenas de fiéis participam da Ordenação Presbiteral e Diaconal na Catedral São Pedro

Por Neuza em 15/07/2019 às 17:47
Foto: Diácono Jaelson à esquerda e Pe. Elvis Eliziária à direita recém-ordenados – PASCOM DIOCESANA/Divulgação

Foram ordenados simultaneamente, neste sábado (13), numa celebração marcada de emoção, Elvis Eliziária de Jesus e Jaelson Cerqueira, (Presbítero e Diácono), respectivamente. A celebração ocorreu na Catedral São Pedro, sob a imposição das mãos do Exmo. Revmo. Dom Jailton de Oliveira Lino, bispo diocesano.

Estiveram presentes, sacerdotes de nossa diocese, religiosos e religiosas, seminaristas, vocacionados, fiéis de diversas cidades e distritos que seguiram em caravanas, familiares e amigos dos ordenandos.

Durante a homilia, Dom Jailton comentou sobre a vocação:

“Sim meus irmãos, a vocação se manifesta do segredo do coração misericordioso de Deus. A bondade de Deus se comove a ouvir às suplicas do seu povo que clama. Hoje o senhor continua a enviar sobre a terra novos filhos, a escolher para o seu serviço. Ele conhece nossa pobreza, e ele nos consagra para manifestar a sua glória. tornando-nos aptos para o serviço do seu reino, mediante a efusão do Espírito Santo.”

E continuou, desta vez, dirigindo palavras ao candidato ao Presbiterado:

“Nossa Diocese exulta de alegria, o Diácono Elvis Eliziária mediante a imposição de minhas mãos, recebe uma nova efusão do Espírito Santo, que o torna participante do sacerdócio de Cristo, na ordem do Presbiterado. Como são inexplicáveis as misericórdias do Senhor.

Por sua vez, dirigindo palavras ao candidato ao diaconado, o Bispo salientou:

“Hoje, também nossa amada Santa Igreja rejubila, nossa Diocese se enche de alegria, um de seus filhos, o Seminarista Jaelson será consagrado hoje, para o serviço da mesa dos pobres, do serviço da mesa da palavra e do serviço da comunhão e do altar.”

Após a homilia, deu-se início o rito das ordenações. Primeiro foi iniciado a ordenação Diaconal, o rito é composto por 4 momentos: A eleição do candidato e o propósito do eleito, a Ladainha de todos os santos, Imposição das mãos com a prece de ordenação e a entrega do Evangelho com o abraço da Acolhida. Em seguida, foi iniciada a ordenação Presbiteral, o rito também é composto por 4 momentos: Eleição do candidato e Propósito do Eleito, Ladainha de todos os santos, Imposição das mãos do bispo diocesano e a prece de ordenação e unção das mãos e entrega de símbolos do seu ministério: o pão na patena, e o vinho e a água no cálice, para a celebração da Santa Missa.

O Pe. Elvis dirigiu-se aos seus pais, que desamarraram suas mãos e foram os primeiros a receberem a benção do novo sacerdote.

Emocionados, os neo ordenados expressaram sua gratidão à Deus, ao bispo, familiares e amigos, por todo o bem, motivação e oração.


Fonte: Por PASCOM DIOCESANA

Tags:   Religião ordenação presbíteros diáconos Catedral S. Pedro
publicidade