Apesar da grandeza da Catedral, o espaço ficou pequeno para as centenas de fiéis que vieram nesta quinta feira, 05 de abril de várias cidades da região para participar da inauguração e dar adeus ao bispo Dom Carlos Alberto que deixa a diocese de Teixeira/ Caravelas para assumir a diocese de Itabuna.
O evento começou com a entrada de seminaristas de Teixeira, Rio de Janeiro e São Paulo que vieram especialmente para o evento, todos os padres das igrejas que pertencem a diocese, e bispos das cidades de Barra do Piraí- RJ, Eunápolis-BA e Colatina-ES. A missa foi presidida pelo bispo Dom Carlos Alberto que foi transferido para a cidade de Itabuna.
No inicio da cerimônia houve o Rito de Dedicação da Igreja e do Altar. A Toda a missa contou com a participação de 24 seminaristas e do bispo de Barra do Piraí-RJ. Várias autoridades também prestigiaram a inauguração da nova catedral, entre eles, o prefeito Timóteo Brito, os secretários Dorivaldo de Almeida Neves (agricultura) e esposa, Flávio Guimarães (indústria e comércio) e esposa, Wander Policário (chefe de gabinete), Carmindo (Administração), Gilberto do Sindicato (Ação social), Ten. Cel Osires Moreira e esposa e vereadores.
Ao final da missa, Dom Carlos recebeu uma homenagem feita pelo padre Ronaldo da paroquia de Caravelas que falou em nome dos outros padres. Dom Carlos anunciou que a partir de hoje a antiga catedral passa a ser “Capela de Adoração” e também falou das comemorações da Semana Santa que será feita na nova catedral com missas três vezes ao dia no domingo e que a Procissão e Ramos será apartir das 17 horas saído da antiga para a nova Catedral.