Informação e fotos: O Povonews.
A Polícia Rodoviária Federal de Teixeira de Freitas, apreendeu por volta das 11 horas da manhã desta quinta feira, 09 de julho, numa estrada vicinal no km 900 em Rancho Alegre, distrito da de Caravelas, um ônibus que faz transporte escolar para o município de Caravelas. De cor vermelha, placa policial GKO 5302, licenciado em Itamaraju/BA., o veículo transportava 26 crianças e 02 adultos, com idades entre 04 e 07 anos, Dentro do ônibus também foi encontrado um botijão de gás, um galão de gasolina e várias caixas de mercadoria diversas.
Sem sistema de freios e sistema elétrico, sem tacógrafo, e com documento do veículo vencido desde o ano 2012, o motorista, que segundo informações, é primo de Jadson Ruas, prefeito do município, também não tem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), tanto é, que assim que recebeu ordem de parada, o condutor do veículo identificado pelo nome de Reigmar da Rocha Lima, quando percebeu a presença dos patrulheiros, fugiu do local, abandonando as crianças dentro do ônibus.
Os patrulheiros acionaram uma empresa de ônibus para transportar as crianças para seu destino final, e foram até a cidade de Caravelas, onde localizaram o condutor do veículo na prefeitura municipal.
Após vistoria realizada no veículo, além da irregularidade de transportar um botijão de gás, e um galão com gasolina ao lado de crianças, foi constatado que o ônibus não possuía freios, sistema elétrico, não possuía tacógrafo, e o documento do veículo estava com licenciamento irregular desde 2012. O absurdo é tão grande que, depois que um site local publicou a matéria, ela teve destaque no portal R7, um dos grande sites do país.
Lataria quebrada, e totalmente danificado, o ônibus não oferece nenhuma estrutura ou segurança para transportar os alunos, colocando em risco a vida dos mesmos. Transporte escolar em situação precária,é o que o prefeito Jadson Ruas proporciona aos estudantes do município. Outro dia denunciamos a situação do ônibus que transporta alunos da regão de Juerana. Com pneus carecas e sem manutenção alguma, o ônibus, na maioria das vezes fica parado porque o motorista tem medo que aconteça algum acidente com as crianças. Os estudantes universitários também vivem o mesmo drama, quando na maioria das vezes ficam parados na estrada até altas madrugadas esperando socorro pois o veículo está quebrado.
O ônibus, foi apreendido e levado para o pátio da PRF em Teixeira de Freitas, aonde vai ficar até que as irregularidades sejam sanadas.