Publicidade Davaca novo

Caravelas-Construções mal feitas colocam em risco a vida de crianças e adolescentes

Por Neuza em 01/10/2015 às 12:20

 

 

 

 Quadra da Barra de Caravelas, desabando

Todo gestor, sendo ele bom ou mau, costuma correr atrás de verbas do estado ou do governo federal para construir creches, quadras de esportes, postos de saúde, enfim, obras que no final servem de argumentos nos palanques, e em muitos casos, se tornam um meio de desviar dinheiro público sem chamara a atenção. Estas construções, na maioria das vezes são feitas com material de segunda, onde o preço mesmo superfaturado se torna mais em conta. Agindo assim, estes gestores e seus construtores, que na maioria das vezes são de empresas de laranjas, fazem construções sem nenhuma estrutura, o que pode colocar a vida das pessoas que serão beneficiadas em risco.

 


No Brasil, as denúncias de construções com dinheiro público, principalmente verba federal, permeiam os noticiários quase todos os dias. A grande campeã de denuncias é o "Minha Casa Minha Vida” da Caixa Econômica Federal, e o Rio de Janeiro lidera esse ranking. Quem não se lembra das denuncias do Morro do Bumba? Onde a terra cedeu e centenas de pessoas foram mortas? Logo o governo liberou dinheiro para a construção dos prédios que iriam obrigar as famílias que perderam tudo, mas, os prédios construídos começaram a rachar antes mesmo de serem entregues á população.

 

Estrutura das quadras de Caravelas

Não quero dizer com isso que seja este o caso do município de Caravelas, mas com já denunciamos aqui, algumas construções, as que não começaram a desabar, ainda, chamam a atenção pela estrutura e o material empregado. Há poucos meses, uma escola que está sendo construída na comunidade de Juerana, não suportou o peso e a falta de vigas e toda a laje desabou. Felizmente, só causou prejuízos financeiros, mas poderia ter sido pior, se já estivesse funcionando, muitas crianças teriam se machucado ou até morrido.

 

Restos da laje da escola que desabou em Juerana

Uma quadra esportiva que está sendo construída na Barra de Caravelas ao valor de R$ 504.887,35 (quinhentos e quatro mil, oitocentos e oitenta e sete reais e trinta e cinco centavos), para beneficiar jovens, crianças e adolescentes, já começou a desabar antes mesmo de ser inaugurada. Segundo informações de moradores da Barra, semana passada o muro desabou e no final da semana uma parte da parede também começou a cair. Moradores relataram a nossa reportagem que tem medo de deixar os filhos usarem a quadra, pois tem medo que ela desabe em cima deles.

 

Como o dinheiro é verba do FNDE, é preciso que os fiscais dessas obras fiquem atentos na liberação das mesmas, pois o prefeito Jadson Ruas só tem mais um ano de governo, depois que ele terminar seu mandato e o pior acontecer quem estiver á frente da prefeitura é que vai assumir o prejuízo.

 
restos da laje da escola de Juerana
 
 

Construção da quadra de Juerana
 
 
 

Fonte: Neuza Brizola/Bahiaextremosul.

Tags:   Caravelas
publicidade