A presença desses animais na região de Abrolhos, no município de Caravelas, impulsiona a visitação turística, gerando oportunidade para empresas e trabalhadores do turismo entre os meses de julho e novembro, período considerado de baixa estação.
A importância das baleias jubarte e o impacto que causam na economia, com a geração de emprego e renda, resultou na consolidação da parceria entre o Projeto Baleia Jubarte (PBJ) e a Prefeitura de Caravelas.
O objetivo, segundo Thábata Siquara (Secretária Interina de Administração e Procuradora Municipal), "é a construção de um local dedicado à exposição de baleias (em réplicas e esqueletos), além de centro de informações turísticas e espaço para apresentações e atividades de educação ambiental", destacou.
O Espaço Baleia Jubarte será construído num ponto estratégico de Caravelas, localizado entre a Praça de Eventos e o letreiro turístico da cidade. A área foi cedida pelo município, através do termo de cessão de uso, num ato realizado na sede administrativa da Prefeitura de Caravelas, nesta segunda-feira (09).
De acordo com Eduardo Camargo (Diretor-Presidente do PBJ), "a ideia do projeto é ampliar a sensibilidade do público para a conservação ambiental e incentivar o turismo sustentável em Caravelas", explicou.
Para o Prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, "na prática, essa é mais uma iniciativa para divulgar o trabalho envolvendo esses animais marinhos, o potencial turístico do município e o quanto a soma de várias ações podem contribuir para o desenvolvimento sustentável e a geração de emprego e renda", disse.