Localizada no extremo sul da Bahia, local de entrada para o Parque Marinho dos Abrolhos, a pequena cidade de Caravelas, se consolida como o melhor carnaval de rua da região.
Trios elétricos, escolas de samba, blocos carnavalescos, marchinhas, e a alegria familiar tomam conta das ruas centenárias da cidade durante a semana de folia. As ruas do Centro Histórico se tornam palco da maior concentração de pessoas por metro quadrado durante o carnaval.
Famílias chegam de várias partes do país para participar da festa momesca na segurança garantida pelo policiamento local e pelas câmeras de segurança instaladas em todo circuito pela prefeitura municipal.
Fantasiados ou não, o carnaval de Caravelas é uma festa de rua que permite à homens e mulheres, crianças e idosos compartilhar a alegria e animação que toma conta dos moradores e dos milhares de turistas que chegam a cidade para brincar o carnaval mais familiar de toda a Bahia.
Prfeito Silvio Ramalho confere o monitoramento da cidade.
A presença das crianças nas ruas, nos braços dos pais é parte da certeza de que o carnaval de Caravelas atrai o público familiar, em grande parte, por causa da sensação de segurança e do trabalho de receptividade, da grande maioria dos caravelenses, para receber bem os visitantes e turistas.
O carro pipa alivia a temperatura da galera, que percorre as ruas da cidade durante os arrastões puxados por trios elétricos. As marchinhas carnavalescas marcam o passo dos foliões desde o início das manhãs até os finais de tardes do carnaval.
As escolas de samba, apesar de desorganizadas no início dos desfiles, atrai e encanta pela beleza das fantasias confeccionadas com brilho e esmeros nos mínimos detalhes.
A ala das baianas dá um colorido especial as noites de domingo e segunda-feira de carnaval. Carros alegóricos, mestre sala e porta bandeira, passista, princesas, rainhas, ala das crianças e a bateria dão um show à parte e arrasta a multidão pelas ruas antigas do centro histórico.
O carnaval acabou mais a alegria e as cores que tomaram conta da cidade durante a última semana vão continuar povoando a mente dos foliões enquanto aguardam o próximo carnaval.