Mais uma ação em que Caravelas segue rompendo barreiras e fazendo história. Desta vez, promovendo o primeiro grande encontro sobre o turismo náutico na região extremo sul do estado da Bahia.
O evento aconteceu na tarde desta quarta-feira (26) na sede da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, no centro, em Caravelas, reunindo Antônio Carlos Borges Júnior (Gerente da Unidade de Projetos Especiais e Mercado Internacional do SEBRAE/BA), de Lucas Lindoufo (Secretário de Pesca de Alcobaça), Eliana Alves da Silva (Presidente da APRHOPE – Associação Pradense de Restaurantes, Hotéis, Operadoras de Turismo e Estabelecimentos Comerciais), Iracema Ribeiro (Presidente da Câmara de Turismo da Costa das Baleias e Secretária de Turismo, Cultura e Esporte de Prado), representantes da ASCEC (Associação Comercial e Empresarial de Caravelas), empresários e operadores do trade turístico, dentre outros nomes.
José Raimundo Zacarias (economista e CEO da Oceanus Náutica Consultoria e Eventos)
À convite, José Raimundo Zacarias (economista e CEO da Oceanus Náutica Consultoria e Eventos) palestrou sobre variados assuntos envolvendo o potencial náutico e de novas oportunidades agregadas, não apenas ao turismo, mas à vários negócios relacionados (manutenção de barcos, serviços de aluguel das vagas em marina, atracadouros e toda a economia que gira ao entorno do setor).
Para ter acesso à esse mercado, segundo Zacarias, “é necessário que sejam construídas marinas num raio de 30 a 50 milhas náuticas, algo em torno de 60 a 90 quilômetros de distância entre uma e outra, no trecho litorâneo da Costa das Baleias, formado pelos municípios de Mucuri, Nova Viçosa, Caravelas, Alcobaça e Prado”, disse.
Para a Secretária de Turismo e Cultura de Caravelas, Ticiana Siquara, “o turismo náutico é mais um grande nicho no mercado turístico, ainda pouco explorado, com grande potencial para promover novos negócios”, disse.