Em Caravelas, nesta quinta-feira (18), foram realizados 800 procedimentos, com médico clínico geral (100), médico pediatra (100), nutricionista (100), psicólogo (50) e médico oftalmologista (450).
Essa foi a última etapa do Projeto Nosso Povo, Nossa Riqueza, em mais uma oferta de diversas especialidades de saúde, nos cuidados aos alunos da rede municipal de ensino, desta vez, do Colégio Claudionora Nobre de Melo.
Meta inicial de 4000 procedimentos superada com a realização de 5900 atendimentos, quando somados os de Caravelas (800) aos de Juerana (1950), Rancho Alegre (1250) e Barra de Caravelas (1900).
Cuidados especiais, ofertados aos mais de 4500 alunos matriculados nas escolas do município, para diagnosticar a qualidade da visão e vários problemas de saúde, percebidos após a pandemia do novo coronavírus.
O projeto surgiu com a percepção - em sala de aula - de alunos com baixo rendimento escolar, pouca interação social e muitas crianças apertando os olhos para enxergar o que estava sendo escrito no quadro.
A percepção desses problemas, enfrentados por muitos alunos, exigiu uma sensibilidade grande de professores e equipes pedagógicas e, ainda maior, da gestão municipal e das equipes de saúde, empenhadas nos atendimentos nas diversas localidades e distritos do município.
Segundo a Secretária de Educação, Jocivânia Caetano, "o distanciamento social fez ampliar o uso de equipamentos eletrônicos (celulares, tabletes, computadores, notebooks e televisão), aumentando o desgaste da visão, além de outras situações, como a necessidade de acompanhamento psicológico, em razão da falta de interação social, no período", explicou.
Para a Secretária de Saúde, Marina Ramalho, "ações como essa vão muito além do reaparelhamento, modernização e revitalização da estrutura municipal de saúde, porque elas ajudam a levar os serviços públicos para mais perto dos moradores de localidades mais distantes e de difícil acesso no município", destacou.
O Prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, comemorou os números e a satisfação dos caravelenses. "Fui em cada um dos atendimentos realizados nesse projeto e vi no olhar de muitos dos alunos e seus familiares a gratidão em fazer a diferença, com a oferta de serviços e cuidados para melhorar a qualidade de vida de quem mais precisa", disse.