Na manhã desta sexta-feira (04), a Polícia Civil de Caravelas, sob comando do delegado Marco Antônio de Oliveira Neves, prendeu Paulo Matheus Morais Santana, de 26 anos, acusado de aplicar um golpe de estelionato contra o produtor rural Genivaldo Santos Alves, de 45 anos.
Segundo a vítima, que fabrica farinha de mandioca no Assentamento Rural Agrovila, no distrito de Rancho Alegre, em Caravelas, um homem que se identificou como Iuri Melgaço realizou a compra de 20 sacos de farinha, no valor de R$ 3.400,00, e prometeu buscar a mercadoria pessoalmente após efetuar o pagamento via depósito bancário. No entanto, o valor não foi creditado na conta da vítima, que constatou que o golpista havia apenas depositado um envelope vazio na agência da Caixa Econômica.
Diante da situação, Genivaldo acionou a Polícia Civil, que se dirigiu até a farinheira e encontrou o suspeito tentando recolher a mercadoria utilizando uma caminhonete D20 azul, conduzida por Paulo Matheus. No local, o autor do crime se apresentou com outro nome, mas durante interrogatório na delegacia confessou o golpe e revelou que, uma semana antes, havia repetido o mesmo esquema para adquirir outros 24 sacos de farinha, falsificando o pagamento no valor de R$ 4.250,00.
Com base nas informações fornecidas por Paulo Matheus, a equipe da Polícia Civil, com apoio da Delegacia de Medeiros Neto, foi até o mercado municipal daquela cidade, onde localizou a farinha vendida. A mercadoria foi encontrada em posse do comerciante Jucimar Simão da Silva, de 50 anos, que negou ter adquirido os produtos, mas foi reconhecido pelo estelionatário.
Os 24 sacos de farinha foram apreendidos e devolvidos à unidade policial de Caravelas. Jucimar responderá por crime de receptação, enquanto Paulo Matheus foi autuado em flagrante por estelionato e permanece preso à disposição da Justiça.