Publicidade Davaca novo

Caravelas é a primeira cidade do extremo sul a receber o mutirão de cirurgias

Mutirão de cirurgias em Caravelas

Por Neuza em 03/05/2017 às 17:03


A cidade de Caravelas recebeu na manhã desta quarta feira 03 de maio, a caravana do mutirão de cirurgias que vaia tender as cidades de Mucuri, Nova Viçosa, Itabatã e Caravelas. O Mutirão de Cirurgias, serviço vinculado ao programa Saúde sem Fronteiras com o apoio da prefeitura municipal, atenderá gratuitamente pacientes que foram encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para a realização de procedimento cirúrgico.

A unidade móvel que chegou á Caravelas tem capacidade para atender 180 pacientes por dia, começando o atendimento às 7 horas. Os procedimentos cirúrgicos a serem realizados são: hérnias (Umbilical/Inguinal/Epigástrica), histerectomia, e colecistectomia.

Caravelas faz parte da primeira etapa e vai atender pacientes dos municípios de Nova Viçosa, Mucuri, Caravelas, e Itabatã – com consultas no período de 03 a 05 de maio na unidade móvel estacionada na Praça Teófilo Ottoni s/n, no centro de Caravelas. O local das cirurgias será no Hospital Geral do município de Prado, a partir do dia 09 de maio.

Como funciona - O Governo do Estado disponibilizará a equipe médica e toda a estrutura para os procedimentos, a prefeitura entra com o apoio, além do acompanhamento do paciente após a cirurgia. Os atendimentos médicos serão realizados nos hospitais estaduais e nas unidades complementares de cada região da Bahia.

Isso permitirá que o paciente tenha maior comodidade e não faça grandes deslocamentos. As prefeituras serão responsáveis por garantir o acesso dos pacientes às cidades onde serão realizados os procedimentos.

Marina Ramalho, secretária de saúde de Caravelas explicou que o  mutirão de cirurgias esta acontecendo em Caravelas atendendo as cidades de Nova Viçosa e de Mucuri.

A secretária também explicou que, em Caravelas vai acontecer o preparatório pré cirúrgico, que são todos os exames, “os pacientes vem pro mutirão com o exame de sangue pronto, aqui nas carretas vão ser feitos ultrassom, eletro, raio-x, e consulta com o medico e já irão sair daqui com a data marcada para a cirurgia acontecer no Prado, todas as cirurgias vão acontecer no Prado à partir do dia 20 de maio, todos os pacientes daqui da nossa região, Caravelas, Nova Viçosa e Mucuri serão feitas no hospital do Prado que também vai atender Alcobaça e Itamaraju” disse Marina.

A secretária falou que em Caravelas serão 80 pessoas cadastradas, só do município, demanda será livre, quem chegar e não estiver com o nome na lista não vai deixar de ser atendido, “todos os pacientes que vier serão atendidos”, concluiu Marina. A carreta fica em Caravelas até sexta feira (05) depois segue para o Prado e só vai  embora depois que todas as pessoas cadastradas forem atendidas.

Para o prefeito Silvio Ramalho a chegada das carretas para a realização do mutirão é um sonho realizado e isso só foi possível graças a intervenção do deputado Robinho e o empenho do secretário de saúde Fábio Villas Boas.

Sílvio lembrou a situação da saúde de Caravelas quando ele assumiu o município no inicio do ano “nossa saúde era muito ruim, estávamos com o nosso hospital quatro meses praticamente parado, os exames já estavam há mais de seis meses sem serem realizados, nós não tínhamos remédios nas farmácias básicas, nos postos de saúde e graças a Deus dentro de noventa dias nós temos remédio, nós temos o hospital funcionando 24 horas, não tem problema de ausência de médico e agora temos esse mutirão de saúde aqui que é a primeira cidade do extremo sul, então nós somos privilegiados a primeira cidade do extremo sul na frente de Prado, de Teixeira de Freitas e Medeiros Neto que são as quatro cidades que vão ser atendidas pelo mutirão e nós fomos os primeiros do extremo sul a receber o mutirão” disse o prefeito.

Sílvio disse que estava muito feliz e só tinha a agradecer o secretário estadual de saúde, Fábio Villas Boas que os prestigiou com o pedido do deputado estadual Robinho “foi através do nosso deputado Robinho que nós conseguimos sermos os primeiros a ser atendidos, as cirurgias serão feitas  no hospital do Prado mas vamos atender aqui em torno de 80 a 100 cirurgias e eu estou muito realizado  com a atenção que nós estamos dando ao munícipes” enfatizou Silvio Ramalho.

O prefeito também lembrou que no dia 16 de maio começa o mutirão do glaucoma em Caravelas, “nós conseguimos esses mutirões pra ver se da uma aliviada porque a carência é muito grande,  o estado esta arcando com todas as despesas dessas cirurgias, mas o município entra como suporte de deslocamento dos pacientes. Pra ser ter uma noção é arriscado a gente já ter atingido hoje nos três meses de mandato quase quatrocentos exames médicos e em torno de 60 a 70 cirurgias que estavam na lista de espera  serão feitas através desse mutirão pra ver se consegue regularizar a situação. E eu quero aproveitar pra dizer que fiz um desafio aqui na apresentação do medico sobre os atendimentos,  todo mundo vai ter transporte gratuito pra ir fazer a cirurgia, os remédios do pós-operatório tudo gratuito" disse Silvio.

O gestor também falou que todos os pacientes terão transportes gratuitos oferecidos pela prefeitura para ir fazer a cirurgia, seja ele de Ferraznópolis, Barra, Ponta de Areia, Nova Tribuna, ou de qualquer comunidade de Caravelas que vai fazer o procedimento ele vai ser buscado pela Secretaria de Saúde e vai ser feita a operação dele, vai ser atendido e vai ser cuidado, garantiu o prefeito.

 A senhora Almerinda Gomes Bahia de 52 anos disse que esperou mais de 14 anos para operar a vesícula, e agora conseguiu, “a saúde em Caravelas melhorou muito, está outra coisa, hoje podemos dizer que temos um prefeito que se preocupa conosco” disse .

Já o senhor Nelci Santana Dias de 60 anos que vai operar uma hérnia, falou que há  10 anos vem lutando para fazer a cirurgia, não tinha dinheiro e agora com o mutirão ele tem a oportunidade e por isso tinha muito a agradecer a Silvio Ramalho que está oferecendo a chance de realizar sua cirurgia. O Sr. Nelci também destacou as melhorias na saúde que antes, segundo ele, estava feia, mas agora, graças a deus e ao empenho do prefeito e da secretária de saúde, as esperanças de dias melhores e de uma saúde melhor renasceram.

A senhora Cligia Maria Ferreira de Souza de 60 anos, disse que estava ali para fazer uma ultrassonografia e se fosse constatada uma hérnia ela iria fazer a cirurgia “antes a gente tinha que ir para Teixeira de Freitas, muitos não tinha dinheiro e por isso ficava sofrendo, hoje, graças ao empenho do prefeito o mutirão de  cirurgias chegou a nossa cidade, isso mostra o quanto ele se preocupa com nosso bem estar, disse Cligia.

Fonte: Neuza Brizola/Portaldoextremosul

Tags:   Caravelas mutirão de cirurgias
publicidade