O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) de Itabatã, em colaboração com a Secretaria Municipal da Saúde de Mucuri, promoveu uma significativa iniciativa no combate ao HIV/AIDS. O evento, parte da Campanha Dezembro Vermelho, aconteceu nesta quinta-feira, 21 de dezembro, a partir das 08h, e incluiu uma série de atividades durante o dia voltadas para a conscientização e prevenção da doença.
A campanha, que teve início no dia 1º de dezembro, visou incentivar a conscientização e tratamento precoce do HIV/AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis. O evento no CAPS AD de Itabatã contou com a participação ativa da equipe técnica do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), incluindo palestras educativas ministradas pelo psicólogo Frederico Rodrigues e pelo médico Paulo Henrique.
As atividades incluíram testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e C, além de orientação sobre sexo seguro, distribuição de preservativos, lubrificantes e panfletos educativos. Uma das principais atrações foi a roda de conversa que abordou a interligação entre as DSTs e o uso de drogas, destacando a importância do uso de preservativos e do diagnóstico precoce.
Usuários do CAPS AD, como G.M., 28 anos, e C.M., 37 anos, expressaram a importância dessas ações, enfatizando a relevância do diagnóstico precoce e da prevenção. A coordenadora do CAPS AD, Carineia Xavier, reiterou a missão da unidade de oferecer acolhimento e tratamento sem preconceitos.
O SAE/CTA, referência no atendimento e acompanhamento de pessoas com ISTs e HIV/AIDS no município, reforça a necessidade da conscientização sobre a transmissão, sintomas, tratamento e prevenção do HIV. O vírus, que afeta o sistema imunológico e pode levar à aids, é principalmente transmitido através de relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de objetos perfurocortantes e de mãe para filho.
O secretário Municipal de Saúde de Mucuri, o farmacêutico bioquímico enfatiza a importância do tratamento contínuo e da adesão às recomendações médicas para as pessoas com HIV, além da necessidade de práticas de prevenção, como o uso de preservativos.
Ainda segundo Jardim, as ações do “Dezembro Vermelho” no município de Mucuri e a conscientização sobre doenças sexualmente transmissíveis mostra o comprometimento da Prefeitura Municipal sob o comando do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB), com a saúde pública do município.