Visando a excelência no atendimento aos pacientes do HMTF, a equipe de nutrição hospitalar promoveu, na tarde desta quarta-feira (22), um treinamento para a equipe sobre tipo e consistência das dietas ofertadas. O objetivo é demonstrar com informações técnicas e procedimentos práticos quais as consistências dos alimentos e em quais dietas eles são administrados.
O treinamento, em forma de bate-papo e troca de experiências, foi ministrado pelas profissionais da Unidade, Dra. Maryane Falqueto – nutricionista, e Dra. Carline Duarte – fonoaudióloga, que apresentaram diversas consistências diferentes de alimentos e demonstraram como o organismo do paciente em recuperação age de forma diferente com cada uma delas. “Nosso objetivo é construir juntos, fonoaudiologia e nutrição, um protocolo padronizado porque a fonoaudiologia hospitalar é o tratamento das desordens relacionadas a alimentação e nossa terapia depende diretamente da adaptação dessas consistências de alimento. Para que a consistência contribua com a reabilitação do paciente”, explicou a Dra. Carline.
Segundo a coordenadora de nutrição do HMTF, Edmeire Muniz, a nutrição é de fundamental importância, desde a recepção e armazenamento das mercadorias, pré preparo e preparo até a entrega da refeição final de acordo com a necessidade de cada paciente. “Nós não participamos apenas da nutrição do paciente. Promovemos bem-estar, saúde, felicidade. Pois sabemos que a alimentação saudável é fundamental para a melhoria do estado de saúde e alta hospitalar do paciente”, explicou a coordenadora.
A fonoaudiologia hospitalar
A fonoaudiologia atua de forma precoce, preventiva, intensiva, pré e pós-cirúrgica, dando respaldo técnico e prático à equipe em que atua. A fonoaudióloga atua de forma multi e interdisciplinar, com o objetivo de prevenir e reduzir complicações, a partir do gerenciamento da deglutição e da comunicação de maneira segura e eficaz.