Publicidade Davaca novo

Campanha de saúde ganha às ruas de Alcobaça e rompe as fronteiras do município

Sabe aquele ditado? "Quem ama cuida", "é melhor prevenir do que remediar"? É com essa filosofia de vida que os moradores do município de Alcobaça estão, cada vez mais, sendo contagiados.

Por Neuza em 24/10/2017 às 13:52

Um grande número de pessoas se uniu no último sábado (21) para conscientizar sobre os riscos e os cuidados necessários com o câncer de mama, numa iniciativa da Prefeitura de Alcobaça, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o Rotary Clube.

Com casos já detectados no município, um grupo de professores, enfermeiros, psicólogos e médicos apostou na ideia de mobilizar os alcobacenses. Nascia aí o Outubro Rosa Azul, com homens e mulheres engajados na causa. Este foi o segundo movimento Rosa Azul. O Bahia Meio Dia mostrou a ação como um dos destaques no programa jornalístico da Rede Globo no estado. 

A projeção desse trabalho ganhou às ruas e rompeu as fronteiras do município. As imagens captadas pelas lentes da TV Santa Cruz mostraram o grupo de pessoas numa caminhada do Centro Educacional de Alcobaça (CEA) rumo à Praça da Caixa D'Água, onde estava montada uma grande estrutura com diversas tendas, cada uma delas com prestação de serviço e orientação sobre os cuidados com a saúde. Teve até apresentação cultural, exposição de artesanatos criados pelos pacientes do CAPS e dança com os idosos atendidos pelo NASF.

A ideia da prevenção e da qualidade de vida da população ganhou às ruas e o coração das pessoas. A funcionária pública, Lindamar Gomes, aproveitou para contar sua experiência pessoal ao descobrir que tinha o câncer de mama. "Foi bem difícil. A notícia que você recebe do resultado de biópsia te deixa sem chão. Vem logo a ideia de que a morte está chegando. Bate um desespero, mas, depois você pensa: Não! Eu preciso vencer e foi isso que fiz", contou.

A médica mastologista, Daniela Pratti, explicou que o câncer de mama é o que mais mata mulheres. "No entanto, mais de 95% dos casos têm cura, desde que sejam descobertos logo no início da doença, daí a importância de ações como essa realizada, aqui hoje, em Alcobaça, para conscientizar sobre os cuidados necessários. O autoexame e a mamografia são indispensáveis para identificar a presença da doença", explica.

Para evitar o câncer de mama e outras doenças, segundo a médica, é preciso "manter o peso alimentar ideal, ter uma alimentação saudável, evitar dieta rica em gordura, estresse e ansiedade. Todos estes são fatores de risco", alerta.

O Secretário de Saúde de Alcobaça, Robson Mattos, lembrou que a presença da população nas ruas e engajadas nas campanhas de prevenção de doença é resultado de um intenso trabalho que visa melhorar a qualidade de vida das pessoas e, em contrapartida, diminuir os gargalos na rede pública de saúde. "A conta é simples. Se tivermos menos pessoas necessitando das emergências médicas, teremos mais recursos disponíveis para investir na prevenção e na qualidade de vida. Sempre repito que ninguém quer ficar doente, muito menos ficar internado em hospital, por isso, estamos nos empenhando tanto para melhorar os serviços de saúde e a qualidade de vida de nosso povo", afirma.

O Prefeito de Alcobaça, Léo Brito, disse que o diferencial do seu governo tem sido, justamente, de fomentar a participação dos alcobacenses em ações de grande relevância para toda população. "Temos procurado dar oportunidade para que as pessoas possam se envolver no melhor trabalho possível para o nosso povo e essa não tem sido uma tarefa fácil, diante das adversidades que estamos enfrentando, no entanto, os resultados estão aparecendo cada dia mais e vamos continuar avançando", argumenta.

Fonte: Neuza Brizola/Ascom

Tags:   Alcobaça Campanha de saúde
publicidade