Publicidade Davaca novo

Campanha de Enfrentamento a Sífilis mobiliza população de Medeiros Neto. Dia ‘D’ será nesta quarta, 30

Por Neuza em 29/05/2018 às 05:13


A prefeitura Municipal de Medeiros Neto, por meio da Secretaria de Saúde e Atenção Básica de Saúde está realizando a Campanha de Combate à Sífilis, onde o município realiza uma mobilização nas Unidades de Saúde da Família, tendo como o dia “D” de intensificação o dia 30/05, próxima quarta-feira, das 08:00 às 16:00, na antiga Sexta do Povo, próxima ao mercado municipal.

Serão ofertados à população testes rápidos de Sífilis, HIV e Hepatites B e C, além de orientações de sobre essas doenças. A ação é voltada ao público em geral, por demanda espontânea, e visa fortalecer o enfrentamento da Sífilis, inclusive, por consequência, em recém-nascidos, no Município Medeiros Neto. O teste é rápido e 100% sigiloso.

A campanha foi lançada pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia onde, em 2017, dados preliminares registraram 1.370 casos de Sífilis Congênita, com redução pouco significativa em relação a 2016, quando foram notificados 1.444 casos da doença, em menores de um (1) ano de idade. Vale ressaltar ainda que, em 2017, também na Bahia, foram notificados 7.427 casos de sífilis adquirida, sendo 3.572 pessoas do gênero masculino e 3.855 do feminino.

Serviço: Campanha de Enfrentamento a Sífilis

Data: 30 de maio

Horário: das 08:00 às 16:00

Local: Antiga Sexta do Povo.

INFORMAÇÕES SOBRE A DOENÇA

Sintomas: Lesões duras, mas nem sempre doloridas nos órgãos genitais são o primeiro sintoma da sífilis. Chamadas de cancros, elas geralmente aparecem nos genitais, mas podem ocorrer também no ânus, na pele, na gengiva, na palma das mãos e na planta dos pés. Mesmo sem tratamento, essas lesões costumam desaparecer em alguns dias, mas a doença continua ativa no organismo e pode provocar outros sintomas: manchas avermelhadas na pele e nas mucosas (sífilis secundária) e alterações no sistema nervoso central (sífilis terciária).

Transmissão: A sífilis é uma doença infectocontagiosa, sexualmente transmissível, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode também ser transmitida verticalmente, ou seja, da mãe para o feto (Sífilis Congênita), por transfusão de sangue ou por contato direto com sangue contaminado. Se não for tratada precocemente, pode comprometer vários órgãos como olhos, pele, ossos, coração, cérebro e sistema nervoso.

Prevenção: O uso de preservativos durante as relações sexuais é a única maneira de prevenir a doença.

Sífilis Congênita: A Sífilis Congênita (SC) é uma doença de elevado magnitude e transcendência, passível de controle desde que as mulheres com sífilis sejam diagnosticadas e tratadas adequadamente durante a gestação.

Fonte: Jan Santos/Ascom

Tags:   M. Neto campanha sifílis
publicidade