Publicidade Davaca novo

CAEMA recebe certificação ISO 9001

Por Neuza em 10/12/2014 às 10:15

 

Na data de 08 de dezembro de 2014, às 10h00, no quartel da Companhia Independente de Policiamento Especializado – Mata Atlântica – CIPE/MA, em Posto da Mata – BA, ocorreu a solenidade de entrega da certificação do Sistema de Gestão de Qualidade ABNT NBR ISO 9001 da CIPE – MA, presidida pelo Exmo. Sr. Cel PM Alfredo Braga de Castro, Comandante Geral da PMBA, com a presença de diversas autoridades civis e militares, representantes de empresas e membros da comunidade do extremo sul baiano.

 

A certificação internacional ISO 9001 representa a obtenção de um valioso recurso de aprimoramento contínuo e melhoria dos serviços fornecidos. Na iniciativa privada, certificar o Sistema de Gestão da Qualidade garante uma série de benefícios à organização, que vão desde o ganho de visibilidade frente ao mercado até a possibilidade de exportação para mercados exigentes ou fornecimento para clientes que queiram comprovar a capacidade que a organização tem de garantir a manutenção das características de seus produtos.

 

Já no âmbito da Polícia Militar, as vantagens e aplicações do sistema de gestão de qualidade são, entre outras, uma melhor organização que propicia o aumento da eficiência e eficácia nas atividades policiais militares, a criação de protocolos para padronização da atuação nas diversas ocorrências atendidas conforme legislação vigente e doutrina e a correção e aperfeiçoamento contínuos dos processos administrativos e operacionais. Além disso, a certificação ISO 9001 alça a CIPE – MA ao reconhecimento internacional de suas atividades, alinhando esta unidade especializada às principais organizações mundiais no que tange às peculiaridades da norma.

 

A Companhia Independente de Policiamento Especializado – Mata Atlântica, cuja área de atuação compreende os 21 municípios da região extremo sul da Bahia, tornou-se a primeira unidade de polícia do Brasil a possuir todos os seus processos, sejam administrativos ou operacionais do policiamento ostensivo, inteiramente certificados na NBR ABNT ISO 9001.

Este projeto foi realizado através da parceria entre a CIPE – Mata Atlântica e a coordenação de certificação da Suzano Papel e Celulosa S.A., tendo como certificadora a empresa "Bureau Veritas”. Para a obtenção do êxito nesta conquista, foram de fundamental importância o apoio do senhor Dr. Jorge Emanuel Reis Cajazeira, diretor de Relações Institucionais da empresa Suzano Papel e Celulose S.A. e do senhor Dr. Alexandre Bruno Moreno de Carvalho, sócio-diretor da empresa Simetria Parceria em Sustentabilidade Empresarial SS Ltda. O sucesso foi majorado por ter sido obtida a certificação com "zero não-conformidade”, ou seja, os auditores externos recomendaram à CIPE – MA sem nenhuma ressalva à obtenção do ISO – 9001.

A solenidade iniciou com a execução do hino nacional brasileiro aos acordes da Filarmônica Caravelense, do município de Caravelas – BA. Na sequência, foi exibido o vídeo institucional alusivo a comemoração dos 10 anos de criação da CIPE – Mata Atlântica. Houve a entrega do título "CAEMA: Excelência Operacional”, em reconhecimento às guarnições desta unidade que se destacaram no cumprimento de suas funções, tendo desempenho operacional de excelência no quesito produtividade, aos policiais militares Ten PM Ednilson, Sd PM Miranda, Sd PM Amaral, Sd PM Carlos Júnior, Sd PM Leonardo, Sd PM Dutra, Sd PM Borges, Sd PM Maurício e Sd PM Amorim.

Foram agraciados, em virtude das ações proativas que contribuem para o sucesso da CIPE – MA, os senhores TC PM Lázaro Raimundo Oliveira Monteiro, comandante do Grupamento Aéreo – GRAER, TC PM José Reis Azevedo Coutinho, comandante do Batalhão de Polícia de Choque – BPChq, Maj PM Ronivaldo Pontes da Silva, comandante da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental/Porto Seguro – CIPPA/PS e o Maj PM Manoilzo Bonfim Cordeiro das Neves, comandante da 1ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário/Itabuna – 1ª CIPRv.

Em reconhecimento especial ao apoio fundamental da conquista ora obtida, foram homenageadas as seguintes personalidades: Sr. Cel PM Paulo Faustino da Silva, comandante do Comando de Policiamento Especializado, representado pelo Sr. TC PM José Reis Azevedo Coutinho, Dr. Jorge Emanuel Reis Cajazeira, diretor de Relações Institucionais da empresa Suzano Papel e Celulose S.A., representado pelo Sr. Cel PM RR Sérgio da Natividade Araújo de Sá, Sra. Polliane Diono Schwabe, coordenadora de certificações da Suzano Papel e Celulose S.A., Sr. AIRES Galhardo, diretor florestal da

FIBRIA Celulose S.A., representado pelo Sr. José Antonio, Sr. Anderson Ângelo de Souza, diretor administrativo e financeiro da Veracel Celulose S.A. Foi realizada, também, homenagem aos três ex-comandantes da CIPE – MA, os senhores TC PM Antonio Roberto Pereira Braga, TC PM Ivanildo da Silva e TC PM Ubiraci Barbosa da Silva.

O Exmo. Sr. Cel PM Alfredo Braga de Castro, Comandante Geral da PMBA, foi homenageado e recebeu das mãos da senhora Polliane Dionor Schwabe, coordenadora de certificações da Suzano Papel e Celulose S.A., o certificado ABNT NBR ISO 9001 da CIPE – Mata Atlântica.

O Maj PM Anacleto França Silva, Comandante da CIPE – Mata Atlântica fez uso da palavra, discorrendo sobre as origens históricas dos problemas da formação social brasileira e o viés eminentemente preventivo da segurança pública, além de ressaltar que esta unidade alcançou o destaque operacional entre as companhias independentes de policiamento especializado nos anos de 2013 e 2014.

O Exmº Sr. Cel PM Alfredo Braga de Castro, Comandante Geral da PMBA, creditou o sucesso da CIPE – Mata Atlântica e do seu Comando à frente da Polícia Militar da Bahia, a todos os policiais militares e cidadãos que trabalham em prol da causa pública.

Ao final, os policiais militares entoaram com vibração o hino oficial da PMBA, a canção Força Invicta e, após o encerramento da solenidade, todos os presentes apreciaram um coquetel no local do evento.

Posto da Mata, 08 de dezembro de 2014.

Anacleto França Silva - Maj PM

Comandante

"CAEMA, FORTES DE CORPO E ALMA”

Fonte: ASCOM

Tags:  
publicidade