No sábado, 4 de maio, a Polícia Militar, por meio da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA/PS), efetuou a prisão em flagrante de um caçador na zona rural do município de Eunápolis. A ação ocorreu durante rondas ambientais na Área de Preservação Permanente de uma fazenda, quando os policiais militares localizaram uma motocicleta abandonada.
Ao adentrarem a densa vegetação, os agentes encontraram o caçador ilegal em uma estrutura construída em uma árvore alta, supostamente aguardando para abater animais. Diante da ordem de rendição, o indivíduo proferiu ofensas à guarnição e tentou empreender fuga, sendo prontamente cercado pelas autoridades. A situação demandou o uso de disparos de advertência para compelir o caçador a soltar sua arma e se entregar.
Com o suspeito, foi apreendida uma espingarda Calibre .36, contendo oito cartuchos do mesmo calibre, sendo um deles deflagrado, além de um facão e um aparelho celular. Diante dos fatos, o infrator foi detido e recebeu voz de prisão pelos crimes de Porte Ilegal de Arma de Fogo, Resistência à Prisão e Caça Ilegal, conforme preconiza o Artigo 29 da Lei N° 9605/98, que dispõe sobre crimes ambientais.