Está liberado sonhar. O Brasil quebrou a invencibilidade da Croácia ao vencer por 29 x 26, em Colônia, na Alemanha, e deu seguimento à melhor campanha de sua história no Mundial de Handebol Masculino. Empurrado pelo público alemão, que vibrou a cada ponto brasileiro, o time comandado por Washington Nunes sai da Lanxess Arena empolgado para o duelo contra a Espanha, nesta segunda-feira (21), às 15h. Com a vitória deste domingo, a equipe canarinho segue com chances de ir à fase final.
COMO FICA
O Brasil disputa pela primeira vez a segunda fase da competição, conhecida como Top-12. Nesta fase, as seleções são divididas em dois grupos de seis. O Grupo 1, do Brasil, tem ainda França, Alemanha, Croácia, Espanha e Islândia. Pelo regulamento, o time brasileiro carrega as derrotas contra as equipes francesa e alemã da primeira fase, começando o "main round", como é chamado, já na lanterna. Por isso, se classificar não é nada fácil.
A equipe verde e amarelo precisa vencer o time Espanhol - que eliminou o Brasil em 2017 por apenas um gol - e depois a Islândia, na quarta-feira (20). Além disso, o time tupiniquim precisa de uma combinação complicada de resultados para ficar entre os dois primeiros do grupo e ir à fase final.
O JOGO
Adotado pela torcida alemã, o Brasil manteve uma vantagem de quatro ou mais gols em boa parte do 1º tempo, encerrado com vitória brasileira por 17 a 13. Os comandados de Washington Nunes começaram o 2º tempo parecendo que aumentariam a vantagem. Mas, nos últimos cinco minutos, a Croácia diminuiu a diferença para dois gols, dando conotações dramáticas ao duelo. A Seleção brasileira se segurou, e com uma última bola, fechou a vitória com três gols à frente.
Próximos jogos do Brasil
21 de janeiro
15h - Espanha x Brasil
23 de janeiro
12h30 - Brasil x Islândia