Divulgação: Ascom PCBA
Um dos criminosos mais procurados da Bahia foi localizado e morto durante uma operação da Polícia Civil realizada na manhã desta segunda-feira (4), no bairro de Nazaré, região central de Salvador. Elias Soares Santos, conhecido como “Boca Nua”, figurava como o “Três de Espadas” no Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP/BA) e era alvo de dois mandados de prisão.
De acordo com informações do Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC), Elias era apontado como uma das lideranças do tráfico de drogas no bairro do Comércio e vinha sendo monitorado pelo setor de inteligência da polícia. Durante a tentativa de abordagem, o suspeito reagiu à prisão, trocando tiros com os agentes. Ele foi baleado, socorrido para uma unidade hospitalar, mas não resistiu aos ferimentos.
Na mesma operação, os policiais também prenderam a companheira de Elias, que estava com mandado de prisão em aberto por homicídio. Ambos vinham utilizando locais alternativos como esconderijo, incluindo imóveis na região da Ladeira do São Francisco, onde foram finalmente localizados.
As investigações apontam que “Boca Nua” integrava uma organização criminosa com atuação em diversos bairros da capital baiana. O grupo é suspeito de envolvimento em diversos crimes violentos ligados ao tráfico de drogas e disputas territoriais.
A ação faz parte da Operação HUNT, ofensiva permanente da Polícia Civil da Bahia com foco na captura de criminosos de alta periculosidade, especialmente aqueles com atuação interestadual ou posição de liderança em facções criminosas.
A SSP/BA reforça que operações como essa são fundamentais para o enfrentamento ao crime organizado e a redução dos índices de violência no estado. As investigações continuam para identificar e prender outros integrantes da quadrilha.