Barra de Caravelas comemorou o dia de São Pedro com missa e procissão de barcos na manhã desta quinta feira, 29 de julho.
A festa de São Pedro na Barra de Caravelas é uma tradição antiga. E começou com a família do Sr. Pedro Silva. A família homenageava o santo organizando junto com os vizinhos uma festa onde a comida, bebida, forró e muita alegria era o ponto alto dos festejos que acontecia na casa da família Silva.
Os vizinhos se reuniam a beira de uma grande fogueira para assar milho verde e batata doce, e claro, aproveitar o calor do fogo nas noites frias de junho. A rua era enfeitada com bandeirolas e balões coloridos é o forró eram comandado pelo sanfoneiro que só parava de tocar ao amanhecer do dia.
Após a morte do Sr. Pedro, a comunidade deu continuidade a tradição. Hoje a festa é programada por uma equipe que obedece os padrões religiosos com o Tríduo, missa solene e procissão. Este ano, além da comunidade local, o prefeito Silvio Ramalho, junto com Raquel Boa Morte, presidente da Câmara e assessores prestigiaram a procissão marítima ao lado de moradores e pescadores local.
Logo após o término da missa, a comunidade de pescadores e visitantes faz o cortejo em procissão levando imagem do santo pescador até a praia, onde os pescadores aguardam com suas embarcações enfeitadas prontas, para o cortejo ao mar.
A embarcação que leva a imagem do Mártir São Pedro, lidera a procissão sendo acompanhada pela filarmônica de nossa Senhora da Conceição, que anima as demais embarcações com muito some louvor.
Ao desembarcar todos acompanham a imagem de volta a Casa Santa, onde o pároco finaliza dando bênção o Santíssimo Sacramento. Na sequência inicia-se festa de rua com quadrilha-junina, forró e outras atrações musicais que animam o povo numa comemoração de dois ou três dias.