
Baleia Jubarte é encontrada morta na praia do Rio do Peixe, Foto: Rosiane Jesus da Silva | Prado Notícia
Uma baleia da espécie jubarte com cerca de 15 metros de cumprimento, foi encontrada morta na manhã deste sábado (29), por volta das 07h30, na praia do Rio do Peixe Grande, em Cumuruxatiba, município de Prado no Extremo Sul da Bahia.
Segundo informações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a temporada de reprodução das baleias acontece entre os meses julho e novembro e atraí para a costa brasileira mais de 15 mil baleias das espécies franca e jubarte. Para fugir do inverno rigoroso da Antártida, as baleias viajam milhares de quilômetros para acasalar e dar à luz seus filhotes nas águas cálidas do nosso litoral.
Os machos da espécie Jubarte costumam medir de 15 a 16 metros; as fêmeas, de 16 a 17. O peso médio é de aproximadamente 40 toneladas, sendo que o maior exemplar já visto possuía 19 metros.
É uma espécie protegida desde 1967 e a estimativa é de existam de 30mil a 65 mil indivíduos no mundo. .As baleias-jubarte costumam ser solitárias ou vivem em grupos efêmeros que duram apenas algumas horas. Os agrupamentos são mais estáveis no verão, quando cooperam entre si para fins alimentares. O instituto Baleia Jubarte já foi comunicado do fato e deve providenciar junto com a secretaria de obras do Prado a remoção da baleia.
A foto foi tirada e enviada para redação de um site local pela estudante e moradora de Cumuruxatiba, Rosiane Jesus da Silva, (Rosy Silva).