Publicidade publicidade

Bahia sedia lançamento nacional de novas diretrizes para rastreamento do câncer do colo do útero

Por Neuza em 15/08/2025 às 07:45

Bahia sedia lançamento nacional de novas diretrizes para rastreamento do câncer do colo do útero

Nesta sexta-feira (15), às 10h, o município de Camaçari será o palco do lançamento nacional das novas diretrizes para o rastreamento do câncer do colo do útero, que passam a adotar o teste de DNA-HPV como método primário. A medida integra o programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde, e será transmitida simultaneamente para 12 estados brasileiros.

O evento reunirá autoridades da saúde, entre elas a secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, a secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Stela Haddad, a presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems-BA), Stela Souza, e a secretária municipal de Saúde de Camaçari, Rosângela Almeida.

A adoção do teste de DNA-HPV representa um avanço no diagnóstico precoce, permitindo maior eficácia na detecção de lesões precursoras e, consequentemente, na prevenção do câncer do colo do útero — uma das principais causas de morte por câncer entre mulheres no Brasil.

O lançamento será realizado no Centro de Atenção à Saúde da Mulher (CASM), localizado na Rua Segundo Sendes, Gleba B, em Camaçari, e também contará com participação de profissionais da rede pública de saúde, gestores e representantes de entidades ligadas à saúde da mulher.

Fonte: Bahiaextremosul/Secom

Tags:   novas diretrizes rastreamento câncer colo do útero
publicidade