Nessa quarta-feira, 17 de janeiro, reuniram-se no Hospital Municipal de Alcobaça o prefeito Zico de Baiato e vereadores, secretário Municipal de Saúde Alexandre Talher, diretora administrativa do hospital e equipe, para definir o plano municipal de redução da fila de espera para cirurgias ginecológicas.
A reunião contou também com a presença das mulheres que estão na fila de espera.
O planejamento para realização do primeiro mutirão de cirurgias ginecológicas do município foi aprovado pelo gestor, que em tempo enfatizou a necessidade da realização do mutirão, tendo em vista que há uma fila de espera, demanda reprimida para esse tipo de cirurgias.
A mobilização coletiva tem como objetivo reduzir a fila de espera dos procedimentos dessa natureza, agravos que muitas das vezes causam desconforto, mal estar geral, nas mulheres que necessitam da intervenção cirúrgica a fim de obter melhor qualidade de vida.
Desde a municipalização do hospital São Bernardo, que ocorreu em setembro/22, já foram realizadas, 532 cirurgias eletivas, agendamento via Central de Regulação Municipal.
Cirurgias realizadas no Hospital Municipal São Bernardo: Histerectomias, laqueaduras, cesáreas, perineoplastia, CAAF/coleta para biópsia, vasectomias, hérnias colecistectomias/vesículas, fimose, retirada de lipomas, hidrocele.
Com autorização e apoio do prefeito Zico de Baiato, o primeiro mutirão acontecerá sábado, dia 27 de janeiro, e em seguida o segundo dia de mutirão, que ficou definido para segunda-feira, dia 29 do mesmo mês.