Publicidade Davaca novo

Aula inaugural abre atividades da Universidade Federal do Sul da Bahia

Por Neuza em 04/09/2014 às 18:32

 

 

 

 

 

Uma aula magna proferida pelo ministro da Educação, José Henrique Paim, com a presença do governador Jaques Wagner, marca nesta segunda-feira (8) o início das atividades acadêmicas da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Participam da solenidade, na sede da instituição, na Vila de Ferradas, em Itabuna, 360 alunos de bacharelados interdisciplinares e licenciaturas do Campus Jorge Amado. Na ocasião, acontece a inauguração de uma estátua em homenagem ao escritor Jorge Amado, no saguão do prédio da reitoria.

 

Criada por projeto de lei sancionado pela presidente Dilma Rousseff em junho de 2013, a UFSB oferecerá, até 2020, 36 opções de cursos a 11.110 estudantes de graduação e pós graduação. Além de Itabuna, a universidade conta com os campi Sosígenes Costa, em Porto Seguro, e Paulo Freire, em Teixeira de Freitas. A universidade possui, atualmente, 913 estudantes de graduação em 12 bacharelados interdisciplinares e 15 licenciaturas interdisciplinares.

 

Focando numa política de inclusão social, 95% dos alunos da UFSB são da região sul e 85%, oriundos de escolas públicas. Para que um maior número de estudantes possam ter acesso ao ensino superior, a universidade, em convênio com o Governo do Estado, criou os colégios universitários descentralizados, que vão funcionar em escolas de ensino médio nos municípios de Coaraci, Ibicaraí, Ilhéus, Santa Cruz Cabrália e Itamaraju.

 

Em Itabuna, estão instalados o Centro de Formação em Ciências e Tecnologias Inovação, o Centro de Formação em Comunicação e Artes e o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Jorge Amado. Já em Porto Seguro funcionam o Centro de Formação em Ciências Humanas e Sociais, o Centro de Formação em Ciências Ambientais e o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Sosígenes Costa. Em Teixeira de Freitas estão o Centro de Formação em Ciências da Saúde e o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Paulo Freire.


As atividades nos campi Sosígenes Costa e Paulo Freire também serão iniciadas com aulas inaugurais na terça-feira (9) e sexta-feira (12), respectivamente. Em Porto Seguro, o sociólogo português e professor da Universidade de Coimbra, Boaventura de Sousa Santos, ministrará a aula magna Será possível uma Universidade ser uma Universidade Popular, às 18h. Já no campus de Teixeira de Freitas, a aula de abertura será proferida pela ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais e Conselheira do Conselho Nacional de Educação, Malvina Tuttman.

Fonte: Secom.

Tags:   Bahia
publicidade