Aconteceu entre os dias 14 e 16 de agosto no Centro de Convenções em Salvador, BA, o 23º Encontro Regional CONGEMAS-Nordeste com o Tema: Geral: “Caminhos para a Reconstrução do Sistema Único de Assistência Social no Brasil: O Desafio Coletivo na Eliminação da Fome e da Pobreza” com o Lema: “Ampliar a proteção Social e Fortalecer a Democracia, por um Brasil Humanamente Diverso e Socialmente Justo”.
Foram discutidos temas como os desafios relacionados à fome e à pobreza, além de caminhos de fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social no Brasil, gestores e representantes de todo nordeste participaram do 23º Encontro Regional Congemas/Nordeste, em Salvador, durante os dias 14, 15 e 16 de agosto. A Cidade de Nova Viçosa foi representada pela Secretária de Assistência Social Geanne Carminati.
Foram montadas oficinas simultâneas de capacitação que trabalharam o tema “Ampliar a proteção Social e Fortalecer a Democracia, por um Brasil Humanamente Diverso e Socialmente Justo”, com estratégias de trabalho, gestão, educação permanente, financiamento do SUAS, CadÚnico, Bolsa Família, trabalho infantil, política de cuidados da primeira infância, proteção social, defesa de direitos do SUAS e experiências dentro dos equipamentos socioassistenciais.
No encerramento que aconteceu no dia 16, quarta-feira, seis painéis temáticos fizeram com que todos os representantes criassem um novo olhar sobre o financiamento do SUAS, atuação na superação da fome e pobreza, atuação do SUAS em emergências e calamidades públicas, relação e integração com o Sistema de Justiça e o direito à renda e impactos do novo Bolsa Família.
Nova Viçosa foi um dos três municípios representantes do Extremo Sul Baiano no 23º Encontro de Gestores da Assistência Social. Mais de 1.300 trabalhadores do SUAS, de oito estados da Região Nordeste, visando efetivar e reconstruir as políticas públicas de Assistência Social.
“É de extrema importância a participação de representantes da assistência social em eventos como este, que acrescentam conhecimento e aperfeiçoamento aos gestores e colaboradores da Assistência Social, o congresso trouxe diretrizes que nos norteiam para novas e melhores possibilidades quanto a reconstrução do Sistema Único de Assistência Social no Brasil e seus desafios para a eliminação da fome e da pobreza e nos fez pensar em como iremos ampliar a proteção Social e fortalecer a democracia, para um Brasil mais humano, diverso e socialmente Justo. Estamos em busca constante do melhor para a nossa região. Sem contar que os participantes tornam se multiplicadores de conhecimento a partir de então, agradeço a Prefeitura de Nova Viçosa e a Prefeita Luciana Machado que não mediu esforços para que o município fosse representado neste evento.” Disse: Geanne Carminati, Secretária de Ação Social no Município de Nova Viçosa, BA.