Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 07/11/2019 às 10h30min

Vereda sai na frente e informatiza 100% das Unidades de Estratégia em Saúde da Família

compartilha nas redes sociais:
Bahiaextremosul / Ascom

Com a implantação de prontuário eletrônico no ESF - 03 Adélia Rosa Galvão de Massaranduba, Vereda conclui o processo em 100 % de implantação do prontuário eletrônico nas unidades de saúde da estratégia em saúde da família em Vereda.

Desde o mês de janeiro/2018, os serviços de saúde de Vereda iniciaram a implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). A informatização do atendimento foi adotada pelo município na Unidade de Atenção Primária a saúde. Os profissionais foram capacitadas para utilização do sistema em que possibilitará melhor controle para otimizar o recurso e minimizar os custos.

De forma direta, o PEC do Sistema e-SUS Atenção Básica é um software onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas, no contexto da Unidade de Atenção Primária a Saúde, tendo como principal objetivo informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado pelos profissionais de saúde.

O PEC é uma solução gratuita, desenvolvida e disponibilizada pelo Ministério da Saúde, capaz de otimizar o fluxo de atendimento das ESFs, além de apoiar o processo de coordenação do cuidado do cidadão realizado pelas Equipes de Atenção Básica.

A informatização desses processos nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família pode trazer benefícios importantes como: acesso rápido às informações de saúde e intervenções realizadas; melhoria na efetividade do cuidado e possível redução de custos com otimização dos recursos, além de aprimorar e automatizar o processo de envio de informações da Atenção Básica para o Ministério da Saúde, impactando na qualificação dos sistemas de informações. Ou seja, a implantação do prontuário eletrônico traz benefícios, ao mesmo tempo, para gestores, profissionais de saúde e cidadãos.

“A saúde é uma prioridade para nossa gestão. “Estamos dispostos a fazer todos os investimentos que garantam melhorias na prestação de serviços para a nossa gente”, enfatizou o Secretário de Saúde Nilton Santos”.

O coordenador de Tecnologia da Informação do município, Evilásio Moreira, reforça: “A utilização do prontuário eletrônico pode diminuir o tempo gasto para o preenchimento dos formulários e aumentar a atenção do profissional de saúde frente às demandas do paciente. O resultado disso é uma relação mais fortalecida e fidelizada nos atendimentos”.

Melhorias na saúde

Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também DESENVOLVIMENTO

Igreja São Francisco é assaltada e o Santíssimo é roubado

Igreja São Francisco é assaltada e o Santíssimo é roubado

Loterias da Caixa poderão ter preços reajustados a partir de janeiro

Loterias da Caixa poderão ter preços reajustados a partir de janeiro

Gata salva bebê de cair da escada. Veja o vídeo

Gata salva bebê de cair da escada. Veja o vídeo

Premonição- Casal é executado a tiros em Conceição da Barra-ES. Mulher estava grávida

Premonição- Casal é executado a tiros em Conceição da Barra-ES. Mulher estava grávida

Últimas publicações