Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 21/09/2019 às 20h35min

UFBA sedia a 10ª edição do Workshop de Tecnologias de Redes do PoP-BA

Evento acontece nos dias 23 e 24 de setembro
compartilha nas redes sociais:
Cristina Freitas


A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), por meio do seu Ponto de Presença na Bahia (PoP-BA), promove nos dias 23 e 24 de setembro a 10ª edição do "Workshop de Tecnologias de Redes do PoP-BA", na Universidade Federal da Bahia (UFBA). O evento é gratuito e tem como objetivo promover um encontro de técnicos e gestores de Tecnologia da Informação de instituições de ensino e pesquisa do Estado da Bahia (Federais, Estaduais e Privadas), clientes da RNP (órgãos estaduais, municipais e outros), além de provedores locais e regionais, para troca de experiências e compartilhamento de soluções técnicas nas áreas de monitoramento, gerenciamento, operação e segurança de redes avançadas.

A Analista de Redes do PoP-BA e Coordenadora do evento, Adriana Viriato Ribeiro, informou que o mesmo vai abordar temas que envolvem o dia a dia de técnicos, analistas e gestores de TI das instituições do estado, a importância da tecnologia na educação e as implicações da segurança dentro do ambiente atual. Além disso, haverá cursos que serão ministrados nos Laboratórios da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI).

"Neste ano, estamos comemorando a 10ª edição do WTR PoP-BA e a expectativa é de que, mais uma vez, teremos um evento com grande representatividade das nossas instituições clientes e parceiras e que seja um momento de discussão sobre o desenvolvimento das tecnologias de redes dentro do nosso estado", diz Adriana, que destaca os principais temas que estarão em pauta: "As palestras serão relacionadas à Internet do Futuro e sobre ações que têm sido desenvolvidas pela RNP e parceiros em relação à expansão da capacidade do backbone e da interiorização do backbone na Bahia", explicou a coordenadora.

Já foram feitas mais de 200 inscrições para o evento. Além disso, já houve também outras 200 inscrições para os diversos cursos do WTR PoP-BA. "Esperamos que todos os nossos clientes e parceiros aproveitem o momento para se capacitarem, discutirem suas necessidades e construírem novas parcerias. Tudo isso ajuda no desenvolvimento das instituições de nosso estado. No ano passado, foram mais de 300 participantes, incluindo técnicos, analistas, gestores e estudantes de Ensino Médio, Graduação e Pós-Graduação. É um evento com público muito abrangente, que traz resultados positivos para o desenvolvimento de consciência e ações de Segurança da Informação na Bahia", completou.

Na programação de palestras: "Definindo a melhor rota para o futuro da Internet", com Italo Valcy (PoP-BA/UFBA); "30 anos de Internet – O poder das redes", com Nelson Pretto (UFBA); "Pesquisa e Inovação na RNP e o desafio de criar uma ponte entre os dois mundos", com Iara Machado ( RNP); "Como (possivelmente) seu filho e (certamente) seus netos serão escravizados", com Aurélio Heckert (Colivre).

O evento contará também com os painéis "Redes Acadêmicas de próxima geração", com Iara Machado (RNP), Edna Matos (IFBA Santo Antônio de Jesus) e Jerônimo Bezerra (FIU); e "100G na Bahia e interiorização do backbone para Ciência e Tecnologia no interior do estado", com Eduardo Grizendi (RNP) e Grinaldo Oliveira (SECTI), além dos Lightning talks "IoT, uma revolução silenciosa", com André Madureira (UFBA); "Automatização de atividades osso na operação", com Bruno Ramos (PoP-BA/RNP); e "Otimização de infraestrutura de datacenter", com Thiago Bomfim (PoP-BA/RNP).

E no dia 25 de setembro, logo após o WTR, será realizado o Encontro de Segurança em Informática do CERT.Bahia (ENSI), evento voltado para conscientização de aspectos relacionados à Segurança da Informação.

As inscrições para as palestras e cursos continuam abertas e podem ser realizadas por meio da página do WTR na internet (wtr.pop-ba.rnp.br/2019), com exceção do curso promovido pela Escola Superior de Redes, cuja inscrição é realizada no próprio site da instituição (esr.rnp.br/cursos/pre-matricula/wtr-ba).


Serviço:
X Workshop de Tecnologia de Redes – Bahia

Evento GRATUITO
Data: de 23 e 24 de setembro
Horário: 7h40 às 18h
Local- UFBA - Rua Prof. Aristides Novis, 02, Federação
STI - Av. Adhemar de Barros, Ondina.
Mais informações: wtr.rnp.br/pop-rn/

UFBA workshp de tecnologias de Rede pop

Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também EDUCAçãO

Exposição do artista André Ceo começa nesta quarta-feira (13)

Exposição do artista André Ceo começa nesta quarta-feira (13)

PRF com apoio da Polícia Civil prende dono de oficina em Posto da Mata por receptação

PRF com apoio da Polícia Civil prende dono de oficina em Posto da Mata por receptação

Descarga elétrica em rede da Coelba mata novilhas eletrocutadas em Lajedão

Descarga elétrica em rede da Coelba mata novilhas eletrocutadas em Lajedão

Teixeira Asfaltada: Asfaltamento em ruas do município começa a ser realizado pela Prefeitura

Teixeira Asfaltada: Asfaltamento em ruas do município começa a ser realizado pela Prefeitura

Últimas publicações