Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 13/03/2019 às 15h47min

Sebrae disponibiliza 400 embriões para fertilização in vitro no Extremo Sul

Projeto que começou em 2015 tem como objetivo melhorar a produtividade de leite da região.
compartilha nas redes sociais:
Bahiaextremosul

Teixeira de Freitas - Preocupado em melhorar a produtividade de leite no Extremo Sul da Bahia, o Sebrae em Teixeira de Freitas iniciou em 2015 um projeto para incentivar a fertilização in vitro. Com a utilização desse tipo de tecnologia, é possível ter um rebanho que produza uma quantidade bem superior de leite à média da região, que atualmente é de quase três litros por animal, pouco superior à média estatal, de dois litros e meio.

A grande vantagem para o produtor que deseja fazer a fertilização in vitro é o subsídio fornecido pelo Sebrae, de 70% do valor total, que é de R$ 1,4 mil por cabeça. Este ano, a instituição pretende fazer fertilização de 400 embriões, beneficiando aproximadamente 57 produtores. Podem se inscrever produtores dos 21 municípios do Extremo Sul, a partir desta segunda-feira, 11 de março.

Segundo o gerente regional do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito, esse projeto é destinado aos pequenos e médios produtores, que podem pedir a fertilização em até sete animais. “Para ter mais garantias no processo, pedimos que o produtor disponibilize três animais para cada um que deverá ser fertilizado. Ou seja, se o produtor quer fazer o processo em sete animais, precisa ter 21 disponíveis. O estado de saúde precisa ser bom, então é importante já ficar atento e selecionar bem quais bovinos poderão participar”.

Resultados

Desde que o programa começou, em 2015, o Sebrae em Teixeira de Freitas atendeu 289 produtores do Extremo Sul, e efetuou 6,6 mil transferências, com 2234 transferências de embriões confirmados.

Alex Brito ressalta que a fertilização in vitro é um processo que ajuda bastante, mas sozinho não traz os resultados que são esperados. “Não basta simplesmente confiar na genética. Isso é muito importante, mas se não houver um grande cuidado com esse animal, principalmente com a sua alimentação, a produtividade não será satisfatória. O Sebrae oferece outras soluções para os produtores rurais, podem nos procurar que daremos todo apoio e informações necessários para que os resultados sejam positivos”.

Os interessados devem entrar em contato com o Sebrae em Teixeira de Freitas pessoalmente, indo até a agência que fica na Avenida Presidente Getúlio Vargas, 3986, Centro, ou ligar para o telefone 73 3291-4333.

Fertilização in vitro Disponibilidade Sebrae

Veja também DESENVOLVIMENTO

Secretaria de Saúde estuda integração do Sistema do SAMU 192 ao CICOM da PM

Secretaria de Saúde estuda integração do Sistema do SAMU 192 ao CICOM da PM

Governo vai lançar campanha de incentivo à adoção tardia

Governo vai lançar campanha de incentivo à adoção tardia

Rui entrega viaturas e ambulâncias para Tx. de Freitas e mais cidades do interior

Rui entrega viaturas e ambulâncias para Tx. de Freitas e mais cidades do interior

Criminoso que invadiu casa e esfaqueou idoso em  Itamaraju é preso em flagrante. Idoso morreu

Criminoso que invadiu casa e esfaqueou idoso em Itamaraju é preso em flagrante. Idoso morreu

Últimas publicações