Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 11/07/2019 às 14h07min

Safra recorde de grãos deve chegar a 240,7 milhões de toneladas

Previsão de crescimento na produção é de 5,7%
compartilha nas redes sociais:
Por Agência Brasil

Soja Goiás Agronegócio

Tony Oliveira/CNA/Direitos Reservados

 


A Companha Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou hoje (11) os números do 10º Levantamento da Safra de Grãos 2018/2019. De acordo com a companhia, o Brasil deve registrar novo recorde da série história com uma produção de cerca de 240,7 milhões de toneladas. A previsão de crescimento é de 5,7%, o que representa 13 milhões de toneladas acima da safra 2017/18. A área plantada está prevista em 62,9 milhões de hectares, um aumento de 1,9% em relação à safra anterior.

O levantamento mostra que o milho segunda safra deve ser um dos maiores destaques do período, com previsão de produção recorde de 72,4 milhões de toneladas, crescimento de 34,2%. Já o milho primeira safra deve ficar em 26,2 milhões de t, queda de 2,5%. A produção de algodão deve aumentar cerca de 32,9%, o que equivale a 6,7 milhões de algodão em caroço ou 2,7 milhões de algodão em pluma. Para a soja, a previsão é de redução de 3,6% na produção, atingindo 115 milhões de toneladas. As regiões Centro-Oeste e Sul representam mais de 78% dessa produção.

Os produtos com maiores aumentos de área plantada foram o milho segunda safra (819,2 mil ha), soja (717,4 mil ha) e algodão (425,5 mil ha). A soja apresentou um crescimento de 2% na área de plantio, chegando a 35,9 milhões de ha.

Produções no inverno

A Conab estima uma produção de trigo de 5,5 milhões de toneladas em uma área estimada em 1,99 milhão de ha, 2,4% menor que a área plantada em 2018. As demais culturas de inverno (aveia, canola, centeio, cevada e triticale) apresentam um leve aumento na área cultivada, passando de 546,5 mil ha para 552,2 mil ha. As condições climáticas vêm favorecendo as lavouras.

Economia. safra toneladas

Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também ECONOMIA

Pai e filho morrem em acidente no interior de Itamaraju

Pai e filho morrem em acidente no interior de Itamaraju

Alcobaça realiza rastreamento da catarata e do glaucoma

Alcobaça realiza rastreamento da catarata e do glaucoma

CIPE Nordeste evita suicídio de jovem em Feira de Santana

CIPE Nordeste evita suicídio de jovem em Feira de Santana

Jovem leva facada na cabeça e sobrevive, em Santa Maria (RS)

Jovem leva facada na cabeça e sobrevive, em Santa Maria (RS)

Últimas publicações