Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 28/05/2019 às 11h37min

Programa Saúde na Escola é uma realidade em Ibirapuã

compartilha nas redes sociais:
Bahiaextremosul / Ascom

“As meninas que vem fazer o atendimento são muito atenciosas e olham nossa pressão, mede e pesam a gente, é muito bom esse programa para os alunos”. Diz Ana Beatriz da Cunha Bandeira, 10 anos, aluna do 6º ano A do Colégio Municipal Souza Mendes Sistema CPM.

A Prefeitura Municipal de Ibirapuã, através da Secretaria Municipal de Saúde vem realizando várias atividades do Programa Saúde na Escola (PSE). Os trabalhos são desenvolvidos nas escolas e creche do município, pelos profissionais dos ESF (Equipe Saúde da Família) I II III e o NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) que integram a equipe do programa no município entre eles, nutricionista, enfermeiro, dentista, fisioterapeuta, psicólogo, farmacêutico e agentes comunitários de saúde. O programa prevê a visita mensal das unidades escolares.

As atividades do PSE são desenvolvidas por meio de uma articulação entre as secretarias municipais de Saúde e Educação que visam à integração permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos alunos, conforme explicou a Coordenadora do programa no município, Karina Michelli Prandi. “Há 3 anos estou a frente desse programa, enfrentamos dificuldades em relação a verba destinada pelo governo federal, mas temos conseguido atingir as metas com o apoio da Administração Pública, gestão do Prefeito Calixto Ribeiro, que não mede esforços para viabilizar aquilo que solicitamos para que o trabalho seja realizado. Sou apaixonada pelo programa, hoje os atendimentos são bem mais tranquilos, os alunos já vem mais empolgados e isso torna o trabalho ainda mais prazeroso. Tenho certeza que a tendência é que esse programa cresça a nível nacional e que com isso traga muito mais benefícios para população”, disse a coordenadora, que também fez questão de agradecer a toda equipe de saúde do município, frisando que esse é um trabalho em equipe e que todos tem a sua participação para alcançar os resultados.

Michelli ressaltou ainda um dos casos específico que o programa identificou, onde conseguiram realizar a assistência necessária antes que se agravasse. “Tivemos casos de distúrbio comportamental com adolescentes e através da triagem do programa encaminhamos para a nossa Psicóloga Julia Amércia que é integrante do NASF e foi feito o trabalho necessário para que os quadros não se agravassem, a psicóloga fez o acompanhamento, realizou palestras e também atendimentos individuais com os adolescentes”. Frisou Michelli.

O Colégio Municipal Souza Mendes Sistema CPM, foi uma das escolas visitadas pelo Programa, onde centenas de alunos foram beneficiados. As crianças e adolescentes passam por uma triagem com os profissionais da saúde. A equipe realiza avaliação dos alunos como verificação de peso, estatura, aferição de pressão arterial, averiguação da pele, avaliação psicológica e odontológica, entre outros que visam identificar agravos na saúde que prejudicam o desenvolvimento escolar. “A realização dessas ações tem sido muito importante, pois conseguimos fazer as avaliações, identificar os possíveis problemas e imediatamente encaminhar para consulta e tratamento se necessário. Buscamos a prevenção e a solução o quanto antes para alcançar resultados melhores e no futuro essas crianças e adolescentes se tornarem adultos saudáveis, essa é uma das propostas do PSE, proporcionar qualidade de vida para população”. Disse Aline Rocha Ferreira, agente comunitária de saúde do município e uma das integrantes da equipe do PSE.

Na ocasião, a diretora do Colégio também fez questão de falar da importância desse trabalho realizado dentro da escola e dos benefícios proporcionados por ele aos alunos. “Tenho certeza que esse programa veio para somar, porque muitos pais tem dificuldade de levar ao atendimento de saúde e hoje o PSE vem até os alunos aqui na escola, com certeza tem sido um grande ganho para garantir a saúde e a qualidade de vida dos nossos alunos. Muitas vezes a família ainda não tem cumprido o seu papel, mesmo o PSE vindo na escola e fazendo todo o encaminhamento para a solução do problema, e a escola tem que fazer o papel que seria da família. Hoje temos atendimentos médicos, odontológico e nutricionista, tudo realizado através do programa saúde na escola. O cuidado com a saúde dos alunos vai desde a alimentação servida aqui, que é toda acompanhada por um nutricionista até a prevenção e também solução de possíveis problemas de saúde”. Disse Ednilce de Oliveira Leal, Diretora do Colégio Municipal Souza Mendes Sistema CPM.

O Prefeito Calixto Ribeiro falou da satisfação em ver a realização de mais essa ação no município. “A articulação entre Escola e Saúde é à base do Programa Saúde na Escola. Ver esse trabalho sendo realizado e poder levar saúde e qualidade de vida para nossas crianças e adolescentes, prevenir doenças e proporcionar tratamentos médicos essenciais é uma satisfação e prazer que não posso medir. Na nossa gestão saúde, educação e administração pública andam juntas buscando proporcionar cada vez mais benefícios para população no nosso município”. Diz Calixto.

Durante o atendimento os alunos são encaminhados por turmas a uma sala reservada para o trabalho do PSE dentro da escola e os profissionais fazem a triagem em cada aluno detectando as possíveis vulnerabilidades que comprometem o desenvolvimento dos mesmos, e após o atendimento os alunos voltam para suas salas, sem necessidade que faltem as aulas.

Ibirapuã Saúde na Escola Programa

Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também SAúDE GERAL

TSE decide -Ex prefeito Jadson Ruas, Josiel e Popó estão inelegíveis

TSE decide -Ex prefeito Jadson Ruas, Josiel e Popó estão inelegíveis

Dois homens não identificados são executados a tiros no interior de Mucuri

Dois homens não identificados são executados a tiros no interior de Mucuri

Alcobaça em festa no mês de agosto

Alcobaça em festa no mês de agosto

Três pessoas morrem em acidente na BA-052, ex prefeito de Ipirá está entre as vítimas

Três pessoas morrem em acidente na BA-052, ex prefeito de Ipirá está entre as vítimas

Últimas publicações