Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 09/09/2019 às 22h37min

Posto de atendimento do TRE-BA é inaugurado em Nova Viçosa

compartilha nas redes sociais:
Neuza Brizola

Foi inaugurado na manhã desta segunda-feira, 09 de setembro em Nova Viçosa, o posto de atendimento do TER-BA. A princípio o posto está funcionando em uma das salas da Câmara Municipal de Vereadores, mas, segundo o presidente da Câmara, vereador Anastácio Carvalho, a cidade vai poder contar com um posto permanente.

Os eleitores que precisam  fazer a biometria, tirar título e fazer transferência estão sendo atendidos na câmara de vereadores, localizada na Avenida Presidente Costa e Silva S/N, Centro; de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

O objetivo é alavancar o recadastramento biométrico na região e garantir a regularização dos mais de 17 mil eleitores que ainda não atenderam a convocação da Justiça Eleitoral.

 

Para ser atendido no novo posto, o eleitor deverá apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência atualizado. O atendimento também poderá ser agendado, por meio do site agendamento.tre-ba.jus.br ou telefones (71) 3373-7223 e 0800 071 6505.

A cidade de Nova Viçosa entrou em fase de revisão biométrica obrigatória desde o último mês de maio. Conforme o BioMaps, aplicativo web da Justiça Eleitoral para monitoramento da biometria, dos 29.149 eleitores do município, apenas 11.855 (40,67%) foram revisados. O prazo para conclusão do procedimento é fevereiro de 2020 e o cidadão que deixar de informar seus dados biométricos terá o título cancelado.

Para Glauco Frutuoso, diretor do cartório eleitoral, a ideia é capilarizar o atendimento e alcançar da melhor forma e maior quantidade possível, os eleitores, “o objetivo do posto de Nova Viçosa é facilitar a vida do eleitor que tem de ir até Mucuri, distante, 28 quilômetros para fazer a biometria” disse Glauco.

O grande incentivador do projeto, o presidente da Câmara, Anastácio Carvalho, disse que o convênio celebrado entre o TRE representado pela doutora Tarcísia Oliveira Fonseca Elias, juíza da 35ª Zona Eleitoral de Mucuri, tornou-se viável o cadastramento biométrico para a cidade de Nova Viçosa e eleitores do entorno, isso vai facilitar a vida dos eleitores que precisavam ir até Mucuri para fazer o cadastramento biométrico e ter acesso a outros serviços eleitorais “O apoio do diretor do cartório eleitoral Glauco Frutuoso foi da maior importância dado o empenho dele de organizar equipamentos, manter contatos com o TRE para se chegar a esse momento. É muito importante este posto de atendimento do TRE aqui na cidade porque nós não temos transporte regular entre as cidades de Mucuri e Nova Viçosa, isso acaba ficando muito difícil e na maioria das vezes é preciso que o prefeito, os vereadores e outras pessoas que trabalham na política o transporte estas pessoas até o Fórum, com isso, o processo político acaba ficando muito oneroso” disse o presidente.

Ainda segundo Anastácio, com a sede da 35ª Zona Eleitoral fica em Mucuri, é muito difícil para os eleitores, mesmo com a ajuda do prefeito, dos vereadores e de pessoas que trabalham na política porque fica caro e dificultoso para o eleitor, “este posto de atendimento é cômodo para a população fazer a biometria, temos duas modalidades, temos o agendamento pela internet e por ordem de chegada, respeitando as prioridades por lei, quero agradecer ao Glauco por facilitar esse trabalho de cadastramento biométrico em nossa cidade” concluiu o vereador.

O prefeito Manoelzinho da Madeira participou da solenidade e aproveitou para agradecer a doutora Tarcísia e ao Glauco que não mediu esforços para que o posto do TER fosse instalado em Nova Viçosa “Quero agradecer o esforço da doutora Tracísia, juíza da 35ª Zona Eleitoral que facilitou para o eleitor ter este posto do TRE aqui em Nova Viçosa, porque a situação não é fácil, daqui a Posto da Mata são 100 quilômetros, pra deslocar até Mucuri ou até Posto da Mata não é fácil, a gente agradece a doutora Tarcísia e ao Glauco que foi um guerreiro, eles viram a necessidade e as dificuldades do eleitor se dirigir até o fórum para ter acesso aos serviços eleitorais” disse prefeito anunciando que a partir de fevereiro o posto de atendimento do TER passa a ser permanente na cidade e disse que junto com Glauco já está olhando o local para a instalação definitiva.

Inauguração TRE atendimento biometria Nova Viçosa

Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também CATEGORIA GERAL

Policiais estão sendo capacitados para a Ronda Maria da Penha que será implantada em Teixeira de Freitas

Policiais estão sendo capacitados para a Ronda Maria da Penha que será implantada em Teixeira de Freitas

Vídeo mostra animal sendo espancado pelo dono em Itamaraju

Vídeo mostra animal sendo espancado pelo dono em Itamaraju

Análise comprova a ausência de substâncias derivadas do óleo nas praias do litoral baiano

Análise comprova a ausência de substâncias derivadas do óleo nas praias do litoral baiano

Gás de cozinha aumenta para as distribuidoras

Gás de cozinha aumenta para as distribuidoras

Últimas publicações