Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 09/05/2019 às 11h38min

Governadores querem recursos em troca de apoio à Previdência

Em reunião com Bolsonaro, políticos pediram que os Estados sejam contemplados com um maior repasse de recursos, diz presidente do Senado.
compartilha nas redes sociais:
Mariana Haubert

Governadores e vice-governadores de 25 Estados se reuniram na manhã desta quarta-feira, 8, com o presidente Jair Bolsonaro e com os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em Brasília, para cobrar o compromisso do Executivo federal e do Congresso com as pautas estaduais. Eles pedem uma revisão do pacto federativo para garantir que haja descentralização dos recursos em relação à União. 

Os governadores apresentaram uma carta em que reivindicam seis pontos: a apresentação do chamado Plano Mansueto, para restabelecer o equilíbrio fiscal dos Estados, aprovação da lei Kandir, a manutenção do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), a regularização da securitização da dívida dos Estados, a distribuição da cessão onerosa do pré-sal, além do avanço da Proposta de Emenda à Constituição que trata da redistribuição do fundo de participação dos Estados

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre
Foto: Dida Sampaio / Estadão Conteúdo

De acordo com Alcolumbre, os governadores disseram a Bolsonaro que têm desejo de apoiar a reforma da Previdência, mas pediram que os Estados sejam contemplados com um maior repasse de recursos para conseguirem estancar a grave crise fiscal que a maioria deles enfrenta.

"A reforma da Previdência é fundamental para que a União possa redistribuir recursos porque antes disso ela precisa melhorar a sua arrecadação", disse. "Queremos também inverter a pirâmide para que os estados e municípios arrecadem mais que a União."

Para o senador, a presença do presidente no café da manhã demonstrou seu empenho em ajudar na recuperação dos entes federativos. De acordo com ele, Bolsonaro aproveitou a presença maciça de governadores para pedir apoio para a reforma da Previdência.

O líder do PSL no Senado, Major Olímpio (SP), afirmou que os governadores, até mesmo os de oposição enfatizaram a necessidade da reforma da Previdência porque precisam de um melhor ambiente econômico para recuperar suas contas.

De acordo com ele, Bolsonaro também afirmou estar disposto a desburocratizar o que for considerado necessário pelos governadores via decreto presidencial. Ontem, o presidente disse a mesma coisa a parlamentares em cerimônia no Palácio do Planalto, quando assinou um decreto que facilitou o porte de armas para colecionadores, caçadores e atiradores esportivos, caminhoneiros, políticos e outras categorias.

Apoio a Previdência Recursos Governadores

Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também POLíTICA GERAL

Moro:

Moro: "Não respondo a criminosos, presos ou soltos"

Corpo é encontrado dentro de rio próximo a conjunto habitacional em Itamaraju, veja vídeo

Corpo é encontrado dentro de rio próximo a conjunto habitacional em Itamaraju, veja vídeo

Prefeito Dinoel visita obras de pavimentação do bairro Alto da Boa Vista na sede do município

Prefeito Dinoel visita obras de pavimentação do bairro Alto da Boa Vista na sede do município

Oito dias de música instrumental no 3º Festival de Alcobaça

Oito dias de música instrumental no 3º Festival de Alcobaça

Últimas publicações