Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 13/01/2019 às 19h00min

Festa dos Mouros e Cristãos começa com Puxada do Mastro em Rancho Alegre

compartilha nas redes sociais:
Neuza Brizola

A tradicional Festa dos Mouros e Cristãos faz parte do calendário cultural de muitas cidades do país, e em nossa região, esta festa que data do Século VI é mantida nas cidades de Nova Viçosa, Prado, Alcobaça e Caravelas.


Cultuada principalmente por descendentes africanos, a Festa Mouro e Cristãos, segundo registros é baseada na história de Carlos Magno, guerreiro cristão que lutou contra os sarracenos de religião islâmica para defender o território. Ao perderem a batalha, os Mouros aceitaram o batismo e se converteram ao cristianismo.


Em Caravelas a festa começa com a tradicional “Puxada do Mastro” e tem participação de outras comunidades circunvizinhas, na maioria quilombolas que mandam seus guerreiros para a luta entre Mouros e Cristãos.


Depois de percorrer várias ruas do município, o mastro com a bandeira é fincado na Praça da Igreja, onde vai ficar até o final da festa quando um dos grupos vence a batalha e conquista a bandeira. 


O encerramento da festa acontece nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro em Rancho Alegre com atrações musicais, barracas com comidas e bebidas típicas e a grande batalha entre Mouros e Cristãos da Rancho Alegre e de outras comunidades como Helvécia, Posto da Mata, Vila Juazeiro, Juerana, Bela Vista, Portela, Volta Miúda e Teixeira de Freitas.


O capitão e um dos organizadores da festa, Benedito Zacarias, de 39 anos, há 22 anos entre os organizadores, disse que é preciso manter a tradição que vem ao longo dos anos, pois se a festa acabar traz prejuízos para a comunidade, tanto cultural como financeiro.

A festa é uma tradição familiar e participam jovens e idosos como é o caso dos amigos; Antônio Novais, (bandeirista), José Luiz Nascimento Maia (embaixador) e os espingardeiros Gilson da Cruz  Deolino e Gabriel Avelino Onofre.


“Não é fácil dá continuidade a uma tradição que vem de longe, eu comecei quando tinha 14 anos, agora com o apoio que o prefeito Sílvio Ramalho tem dado a nossa cultura e nossas tradições, vejo que a cada ano ela vem crescendo”, disse o Sr. Ezeli Florêncio, de 80 anos.

“Hoje começamos às 8 da manhã com a caminhada com o mastro que foi entregue na Igreja e a sequência é a parte profana que envolve as batucadas, as danças e as tradicionais celebrações. Gosto de participar e estar presente, assim como o secretário de cultura que busca manter essas tradições. Nos quatro cantos do município tem essas celebrações, algumas diferentes, mesmo assim estamos buscando o resgate de um município que é rico e forte nessas tradições culturais”. Relatou o prefeito Sílvio Ramalho.

Após o levantamento do mastro, os participantes da caminhada pareciam não sentir os efeitos do calor e do cansaço e caíram no samba de roda. 

R. Alegre Mouros Cristãos puxada do mastro

Veja também CULTURA

Comandante da Polícia Militar da Bahia se surpreende com a qualidade do ensino militar de Caravelas

Comandante da Polícia Militar da Bahia se surpreende com a qualidade do ensino militar de Caravelas

Vídeos mostram momento que dois veículos batem de frente na BA-652, o motorista morreu

Vídeos mostram momento que dois veículos batem de frente na BA-652, o motorista morreu

Teixeira de Freitas terá vôos da Passaredo Linhas Aéreas

Teixeira de Freitas terá vôos da Passaredo Linhas Aéreas

Menor troca tiros com a polícia e acaba baleado

Menor troca tiros com a polícia e acaba baleado

Últimas publicações