Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 03/06/2019 às 16h10min

Escola do Extremo Sul fica entre as cinco finalistas do Prêmio de Educação Empreendedora

Escola Municipal de Posto da Mata, em Nova Viçosa, disputou a categoria Ensino Fundamental com o projeto “Artes e Ritmos da Cultura Afro-Brasileira”
compartilha nas redes sociais:
Neuza Brizola / Ascom

A Escola Municipal Baía dos Anjos, localizada em Posto da Mata, distrito de Nova Viçosa, foi uma das cinco finalistas da Bahia em uma das categorias da etapa estadual do Prêmio Sebrae Educação Empreendedora. A premiação tem quatro categorias, e a escola do Extremo Sul foi classificada no nível Ensino Fundamental. A instituição de ensino conseguiu esse destaque com o projeto “Artes e Ritmos da Cultura Afro-Brasileira”, com liderança da diretora Nelzinete Metzker Machhado.

Até 2016, a escola apresentava altos índices de evasão e pedidos de transferência de professores. Para conseguir transformar esse quadro, a ideia foi levar para o ambiente escolar debates sobre a história africana através do resgate de músicas e danças. O projeto culminou com uma apresentação de dança do Maculelê, em uma competição com sete escolas municipais, da qual foi vencedora.

Alex Brito, gerente regional do Sebrae em Teixeira de Freitas, participou da cerimônia de premiação em Salvador, juntamente com a diretora da escola e o prefeito de Nova Viçosa. Ele ressalta que esta escola municipal de Nova Viçosa foi a única do Extremo Sul a chegar aos finalistas na Bahia.

“O Prêmio Sebrae Educação Empreendedora é extremamente importante por incentivar e valorizar iniciativas como essa da diretora Nilzete. A história dessa escola mostra que, mesmo em condições adversas, é possível fazer uma transformação profunda. Um grande exemplo de empreendedorismo e educação para todos nós”, aponta.

 

O projeto finalista

Um dos destaques no relato do projeto “Artes e Ritmos a Cultura Afro-Brasileira” é o engajamento de professores, alunos, funcionários e até da comunidade. Para conseguir passar aos alunos a valorização da cultura africana e desenvolver habilidades artísticas, foram feitas palestras, pesquisas sobre artes e história, exibição de danças e exposição de quadros, além de outros elementos metodológicos.

O técnico do Sebrae em Teixeira de Freitas, Flávio Rios, acompanhou a participação da escola no prêmio e destacou a mudança que a escola como um todo teve após a implantação de projetos acadêmicos. “Além do projeto que conseguiu esse destaque no Prêmio Sebrae Educação Empreendedora, a escola está desenvolvendo outros. Foi interessante perceber um viés empreendedor nos envolvidos, que pediram patrocínio e encontraram maneiras criativas de fazer tudo acontecer”.

Os relatos dão conta de que a escola, que antes tinha grande evasão, agora é vista como uma das melhores do município e tem suas vagas disputadas. O relato preparado para participação no prêmio diz que “a estratégia apresentada no início de se buscar valorizar o potencial de alunos antes discriminados, apresentou resultados surpreendentes. A indisciplina, agora reduzida, foi substituída pela boa convivência, pela valorização do outro e pelo respeito às diferenças”.

Finalistas Prêmio Educação Empreendedora

Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também CATEGORIA GERAL

Mulher morre ao ser atingida por linha de cerol. Pescoço da vítima quase foi decepado

Mulher morre ao ser atingida por linha de cerol. Pescoço da vítima quase foi decepado

Núcleo Regional de Saúde do Extremo Sul realizou nesta terça-feira (13/08) o 1° Simpósio em Saúde do Trabalhador

Núcleo Regional de Saúde do Extremo Sul realizou nesta terça-feira (13/08) o 1° Simpósio em Saúde do Trabalhador

Homem passa três dias preso em fenda após escorregar em montanha

Homem passa três dias preso em fenda após escorregar em montanha

Rui determina promoção de 487 alunos formados da PM

Rui determina promoção de 487 alunos formados da PM

Últimas publicações