Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 04/10/2019 às 14h11min

Dor no joelho ao correr: principais causas, sintomas e tratamento

"A maioria dos praticantes do esporte realiza a atividade sem nenhum tipo de orientação e pode sofrer as consequências de uma corrida inadequada, principalmente no joelho",
compartilha nas redes sociais:
Neuza Brizola/Ascom

Foto; Ilustrativa

A corrida é um esporte que pode ser praticado por pessoas de todas as idades que buscam diversos objetivos, seja profissional, buscar o emagrecimento, por hobby/lazer ou para melhorar o condicionamento físico. Traz diversos benefícios para o praticante, mas, assim como qualquer atividade física de alto impacto, se não for realizada com o acompanhamento de um profissional, pode trazer malefícios como dores musculares e articulares.

“Existem inúmeras causas para as dores no joelho durante ou após uma corrida, pois, o impacto contínuo sobre as articulações é até três vezes maior que o peso do praticante, o que pode acarretar muitas vezes no desequilíbrio da musculatura, gerando sobrecarga na cartilagem articular e maior necessidade de estabilização dos ligamentos, sobrecarregando a lesão”, relata Dr. Edson Santiago, Fisioterapeuta Esportivo, especialista em Musculoesquelética e Pesquisador em Dor pela Santa Casa de São Paulo.

As anomalias mais comuns são:
-Condromalácia: uma alteração da cartilagem que reveste a patela por dentro;
-Tendinite Patelar: inflamação de um tendão;
-Síndrome Iliotibial: inflamação no tecido conectivo do quadril às proximidades do joelho e a região do fêmur;
-Tendinite da "pata de ganso": hipersolicitação na região que tensiona os três tendões da tíbia (sartório, grácil e semitendinoso) gerando uma inflamação local.

“Algumas dicas são bastante valiosas para evitar ou aliviar a dor no joelho ao correr, como aplicar gelo no local da dor por pelo menos 30 minutos, logo após a corrida e algumas vezes ao dia. Em caso de dor lateral do joelho, aplicar automassagem na região lateral da coxa com um rolo, fazer exercícios localizados para fortalecer a musculatura do joelho e quadril, manter o equilíbrio com boas horas de sono e alimentação saudável, e só aumente o volume do seu treino com orientação de um profissional”, completa Dr. Santiago.

"A maioria dos praticantes do esporte realiza a atividade sem nenhum tipo de orientação e pode sofrer as consequências de uma corrida inadequada, principalmente no joelho", alerta o Dr. Edson Santiago, fisioterapeuta esportivo.

Saúde dor joelho corrida sintomas tratamento

Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também SAúDE GERAL

"Se não fizer o que eles quer vão me matar” diz suposto áudio de cigano sequestrado em Teixeira de Freitas

Voos regulares entre Teixeira de Freitas e Salvador tem taxa de ocupação acima de 80%

Voos regulares entre Teixeira de Freitas e Salvador tem taxa de ocupação acima de 80%

Reforma da UTI do a Hospital Municipal está em fase de conclusão

Reforma da UTI do a Hospital Municipal está em fase de conclusão

Prefeitura Itinerante de Caravelas vai atender em Barcelona

Prefeitura Itinerante de Caravelas vai atender em Barcelona

Últimas publicações