Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 05/02/2019 às 18h53min

Deslizamento de rocha assusta moradores em Guaratinga

compartilha nas redes sociais:
Neuza Brizola/Inf. Guarananet



Na tarde desta segunda-feira, 04 de fevereiro, um novo deslizamento de pedra na região rural do Córrego do Ouro, no município de Guaratinga deixou os moradores do local preocupados. 

Estranhos fenômenos vêm acontecendo na cidade desde que a terra tremeu na semana passada. Moradores relatam que vários estrondos estão sendo ouvidos, e tem deixado a população em alerta.

 Desta vez, um pedaço de rocha se despreendeu de uma altura de 80 metros da montanha e desceu a ribanceira arrastando tudo o que encontrou pela frente. Moradores que moram na área rural no entorno da pedra estão preocupados com os prejuízos material e humano que isso pode causar.

Há pouco tempo, uma pedra de grandes proporções desceu montanha abaixo e causou prejuízos para produtores rurais. “Após o primeiro deslizamento, vários estrondos foram ouvidos e depois deste, os barulhos continuam como se fossem tiros” relatam moradores.

“Era por volta das 14:00h dessa segunda-feira, quando a pedra começou a emitir pequenos estouros, eu e outro amigo estávamos trabalhando na roça de cacau e decidimos sair imediatamente. As 17h10, foi um barulho enorme e o pedaço da rocha desceu de vez, se despedaçando e criando uma extensa nuvem de fumaça que cobriu toda plantação. Estamos muito preocupados, por que os estouros não param de acontecer e presumimos que um novo deslize pode acontecer e até mesmo com maior gravidade”, explicou Aldo Assis, morador da região.

“Não podemos mais ficar nessa situação sem saber o que está acontecendo. Vamos nos unir com os demais fazendeiros e procurar as autoridades competentes para analisar tudo isso. Moro em frente a esta rocha. Sempre ouvi os estouros, assim como os dois últimos deslizes. Pelo que tudo indica um novo desprendimento de pedra poderá acontecer a qualquer momento e pelo que podemos observar, com um pedaço de rocha bem maior que os outros dois o que poderá acabar com nossas roças, animais e residências próximas”., disse Edivaldo Bananeira, proprietário da área próximo a pedra.

Na manhã dessa terça-feira (05), Aldo Assis, Edivaldo Bananeira e outros três proprietários da região estiveram com Cristiano Araújo Pereira, chefe da Defesa Civil do município em busca de esclarecimentos sobre o fenômeno.

Segundo a Defesa Civil, as informações já foram repassadas à central da Defesa Civil em de Brasília/DF, que prometeu enviar nos próximos dias um técnico responsável para avaliar a situação.

Pedra deslizamento moradores

Veja também MEIO AMBIENTE

Marinha emite alerta para o litoral sul da Bahia com ventos de até 61km/h

Marinha emite alerta para o litoral sul da Bahia com ventos de até 61km/h

PM prende fugitivo do presídio de Linhares na cidade de Caravelas

PM prende fugitivo do presídio de Linhares na cidade de Caravelas

Traficante de 52 anos é presa em Posto da Mata

Traficante de 52 anos é presa em Posto da Mata

Policiais militares resgatam tartarugas em rede de pesca, uma estava morta

Policiais militares resgatam tartarugas em rede de pesca, uma estava morta

Últimas publicações