Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 29/05/2019 às 10h23min

Cuidado e Gratidão marcam mais uma edição do Mutirão de Glaucoma em Ibrapuã

compartilha nas redes sociais:
Pauliane Ferro


A manhã do dia 28 de maio foi de satisfação para Dona Aldenir de Jesus Santana de Souza, na Secretaria Municipal de Saúde de Ibirapuã. Apesar do diagnóstico de doença, o sentimento positivo dela vem da oportunidade de tratamento gratuito oportunizado pela atual Gestão Municipal. “Faço o tratamento há três anos e sou muito bem tratada aqui na Secretaria Municipal de Saúde, faço as consultas e recebo o colírio, sou muito agradecida ao Prefeito Calixto, porque se tivesse que pagar não tinha condições de fazer,” agradece a senhora de 55 anos, moradora da Vila Portela, zona rural de Ibirapuã, diagnosticada com glaucoma no primeiro mutirão realizado na Secretaria Municipal de Saúde.

Além de dona Aldenir, outras 180 pessoas foram atendidas nesta terça-feira em mais uma Edição do Mutirão de Acompanhamento aos Portadores de Glaucoma. A Prefeitura através da Secretaria de Saúde garantem essa ação com a parte clínica e medicamentosa, além da disponibilização dos colírios para os pacientes diagnosticados portadores de Glaucoma no município. Esse mutirão acontece regularmente, e a cada 3 meses os pacientes são avaliados e recebem o tratamento inteiramente gratuito.

O programa é uma parceria do Governo Federal através das pactuações regionais. “Esse programa é belíssimo, porque o Glaucoma é uma doença degenerativa que se não for tratada leva a cegueira. Disponibilizar o diagnóstico e o tratamento a população é muito importante, o tratamento é caríssimo e a maioria não teria condições de custear. Sou muito grata ao Prefeito Calixto que tem essa sensibilidade e não mede esforços para buscar recursos e proporcionar atendimento e melhor qualidade de vida a população do nosso munícipio”. Diz a Secretária de Saúde do Município, Andrea Carmona.

Durante a ação, quatro oftalmologistas atenderam as pessoas na faixa etária acima dos 40 anos, todos já diagnosticados com Glaucoma. A dona de casa, Maria de Silva Lima, de 60 anos, foi uma delas. “Fui diagnosticada com o Glaucoma e desde então faço todo tratamento pela Secretária de Saúde, sou muito agradecida pelo cuidado, atenção e o tratamento oferecido pela prefeitura, porque se fosse para eu pagar seria muito difícil, é tudo muito caro. Muito bom poder contar com consultas gratuitas e o medicamento também”, esclarece dona Maria.

Para o Prefeito Calixto Ribeiro, essa ação é essencial para garantir mais saúde a população que é uma das prioridades da sua gestão. “A realização de mais esse mutirão de acompanhamento dos pacientes já diagnosticados anteriormente é essencial, o nosso propósito não é só dar o diagnóstico mas é também realizar o acompanhamento e proporcionar o tratamento para essas pessoas. Buscamos diariamente recursos e parcerias que possam proporcionar uma melhor qualidade de vida para nossa população,” ressalta o Prefeito, que fez questão de estar presente no mutirão e conversar com os pacientes durante o evento. 

Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. Se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira. O glaucoma é responsável por 12% dos casos de perda de visão em adultos. Os fatores de risco para o glaucoma são a hereditariedade, a diabetes, traumas oculares e a idade superior a 35/40 anos.


O Senhor Benedito Alves Mateus, 53 anos, morador da Vila Juazeiro, não esconde a gratidão ao receber o tratamento. “Recebo todo o tratamento através da Secretaria de Saúde e sou muito agradecido ao Prefeito Calixto por esse apoio, porque se fosse para eu pagar o tratamento não tinha condições, e com essa ajuda tão maravilhosa estou aqui passando pelo médico e recebendo os remédios que preciso. Muito obrigado mesmo ao prefeito que é uma pessoa maravilhosa”. Disse Benedito.

Mutirão Glaucoma saúde Ibirapuã

Veja também SAúDE GERAL

Cigarro: o vilão da boa saúde bucal

Cigarro: o vilão da boa saúde bucal

Acusado de abusar sexualmente de menina de 11 anos em Itamaraju é preso

Acusado de abusar sexualmente de menina de 11 anos em Itamaraju é preso

Jovem é morto a tiros em cima de moto em Nova Lídice

Jovem é morto a tiros em cima de moto em Nova Lídice

Governo do Amazonas atualiza número de mortes no massacre em presídios

Governo do Amazonas atualiza número de mortes no massacre em presídios

Últimas publicações