Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 18/03/2019 às 17h18min

Como o álcool pode afetar seu treino

Mesmo em doses moderadas, o chope do fim de semana atrapalha o metabolismo, impedindo o organismo de alcançar resultados.
compartilha nas redes sociais:
Areah

Não há quem ouse, numa roda de amigos, dizer que não vai beber naquela noite de farra para não prejudicar o ritmo do treino no dia seguinte. Até mesmo seu professor de academia reconhece que, por mais fiel que você seja a uma dieta saudável, durante o fim de semana, é difícil resistir a um chope. 

Se o seu objetivo é a hipertrofia, não existe coisa pior do que consumir bebidas alcoólicas

Mas, não se engane: esse consumo de bebida alcoólica  - por menor que seja - pode prejudicar bastante o seu desempenho na hora do treino.


Muita caloria, pouca energia

Você pode até tentar beber e depois ir para academia queimar as (muitas) calorias extras, mas saiba que isso não vai funcionar. Cristina Almeida Prado, nutricionista da Clínica Dr. José Bento de Souza, que trabalha com alunos da academia Bio Ritmo, acaba com o mito: “Embora seja muito rico em calorias, estas calorias especificamente têm o problema de nunca serem utilizadas pelo músculo. Isto significa que beber álcool engorda, mas não dá energia para a atividade física!”.


Risco de lesões 

E os quilinhos a mais não são o único problema. Dra. Cristina também chama atenção ao efeito anestesiante do álcool, que diminui a sensação de cansaço. “O cansaço é um mecanismo que o nosso organismo tem de nos avisar que devemos parar o esforço antes de atingir o nosso limite”, afirma. Se você chega ao seu limite e seu corpo não percebe, você pode sofrer uma lesão muscular séria. 


Câimbra, falta de ar e reflexos

Bebida alcoólica causa desidratação e deficiência de vitaminas B1, B2, B6, B12 e C, que por sua vez podem causar câimbras. E ainda tem a diminuição do desempenho aeróbico e perda da capacidade motora, que pode gerar falta de ar e diminuição dos reflexos.

imagem

A desidratação e deficiência de vitaminas B1, B2, B6, B12 e C causadas pela bebida alcoólica também

 podem causar câimbras

A ingestão contínua do álcool desgasta o organismo e gera os sintomas que comprometem a disposição em qualquer tipo de atividade, exigindo pouco ou muito esforço físico, como concentrar-se para uma prova ou fazer musculação. Isso porque o corpo absorve a bebida em uma hora e demora de 6 a 8 para eliminá-la. Nesse meio tempo, o álcool provoca inúmeros efeitos no seu organismo. 

Mesmo quem malha com regularidade precisa saber que não é durante o treinamento que o corpo alcança os resultados, e sim durante o descanso. É nesse aspecto que a bebida alcoólica atrapalha, pois impede que o organismo absorva os nutrientes, eleva os níveis de cortisol (hormônio responsável por catabolizar os nutrientes, enrijecer e aumentar a massa muscular) e diminui os níveis de testosterona.

Por isso, pense bem antes de pedir aquele terceiro chopinho ou a segunda dose de uísque!

Metabolismo Organismo

Veja também HOMEM

Jovem é morto a facadas após discussão em festa de aniversário em Teixeira de Freitas

Jovem é morto a facadas após discussão em festa de aniversário em Teixeira de Freitas

Ministério da Saúde abre inscrições para o Mais Médicos

Ministério da Saúde abre inscrições para o Mais Médicos

Suzano lança papel especial para produção de canudos

Suzano lança papel especial para produção de canudos

Comerciante é executado á tiros dentro de mercearia no interior de Vereda

Comerciante é executado á tiros dentro de mercearia no interior de Vereda

Últimas publicações