Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 11/07/2019 às 14h25min

Barragem transborda, atinge povoado e cidade deve ser evacuada na Bahia

Segundo a Defesa Civil, uma parte da Barragem rompeu no topo e há outras rachaduras da estrutura que ainda podem ceder.
compartilha nas redes sociais:
Aliny Gama

Reprodução/Globo News

11.jul.2019 - Barragem se rompe em cidade na Bahia - Imagem: Reprodução/Globo News


Uma barragem de terra no município de Pedro Alexandre, a 435 km de Salvador (BA), transbordou com grande volume de água e deixou um povoado na zona rural ilhado, por volta das 11h de hoje. Segundo a Sudec (Superintendência de Defesa Civil do Estado da Bahia), a água está indo em direção ao município de Coronel João Sá, e moradores devem ser retirados com urgência.

Ainda não se sabe se o reservatório é público ou particular. Equipes da Sudec estão a caminho dos dois municípios para auxiliar no resgate e ajuda aos atingidos.

O superintendente adjunto da Sudec, Vitor Ganbois, afirmou que a barragem não chegou a romper, e o grande volume ultrapassou o nível do reservatório. A Defesa Civil emitiu alerta para que a prefeitura retire as famílias para preservar as vidas e medidas judiciais para obrigar quem tiver resistência a sair dos imóveis.

"A gente não consegue dimensionar o que pode ocorrer devido ao volume de água. Houve uma chuva de grande densidade, e o nível do rio subiu rapidamente. Quando as pessoas observaram, o rio já estava no nível altíssimo. A água galgou e está chegando ao município de Coronel João Sá", informou Ganbois.

A primeira localidade a ser atingida pelo grande volume de água da barragem foi o povoado de Quati. Segundo a Defesa Civil, a localidade está ilhada, mas houve apenas prejuízos materiais. "A água atingiu os imóveis e ficou na altura da canela", disse Ganbois.

Por meio das redes sociais, o prefeito de Coronel João de Sá, Carlos Augusto Silveira Sobral (MDB), pediu para os moradores saírem de suas casas e salvar o que for possível, pois "não sabe ainda das consequências, porque nunca passamos por ela".

O prefeito ainda disse que "desde cedo está monitorando e falando com todos secretários, que estão a postos justamente para tentar amenizar e ajudar no que for preciso".

Escolas do município e e as queadras esportivas já estão disponíveis para receber os moradores, conforme Sobral. A prefeitura também disponibilizou um contado de WhatsApp para emergência.

Barragem rompida Bahia

Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também CATEGORIA GERAL

Roberto Leal, morre vítima de câncer aos 67 anos

Roberto Leal, morre vítima de câncer aos 67 anos

Inscrições para pré-seleção do Bolshoi em Teixeira de Freitas batem recorde

Inscrições para pré-seleção do Bolshoi em Teixeira de Freitas batem recorde

Morre o ex-prefeito de Guaratinga, Néu do Táxi

Morre o ex-prefeito de Guaratinga, Néu do Táxi

INSS na Bahia cancela 3 mil benefícios e suspende 6 mil

INSS na Bahia cancela 3 mil benefícios e suspende 6 mil

Últimas publicações