Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 11/07/2019 às 14h25min

Barragem transborda, atinge povoado e cidade deve ser evacuada na Bahia

Segundo a Defesa Civil, uma parte da Barragem rompeu no topo e há outras rachaduras da estrutura que ainda podem ceder.
compartilha nas redes sociais:
Aliny Gama

Reprodução/Globo News

11.jul.2019 - Barragem se rompe em cidade na Bahia - Imagem: Reprodução/Globo News


Uma barragem de terra no município de Pedro Alexandre, a 435 km de Salvador (BA), transbordou com grande volume de água e deixou um povoado na zona rural ilhado, por volta das 11h de hoje. Segundo a Sudec (Superintendência de Defesa Civil do Estado da Bahia), a água está indo em direção ao município de Coronel João Sá, e moradores devem ser retirados com urgência.

Ainda não se sabe se o reservatório é público ou particular. Equipes da Sudec estão a caminho dos dois municípios para auxiliar no resgate e ajuda aos atingidos.

O superintendente adjunto da Sudec, Vitor Ganbois, afirmou que a barragem não chegou a romper, e o grande volume ultrapassou o nível do reservatório. A Defesa Civil emitiu alerta para que a prefeitura retire as famílias para preservar as vidas e medidas judiciais para obrigar quem tiver resistência a sair dos imóveis.

"A gente não consegue dimensionar o que pode ocorrer devido ao volume de água. Houve uma chuva de grande densidade, e o nível do rio subiu rapidamente. Quando as pessoas observaram, o rio já estava no nível altíssimo. A água galgou e está chegando ao município de Coronel João Sá", informou Ganbois.

A primeira localidade a ser atingida pelo grande volume de água da barragem foi o povoado de Quati. Segundo a Defesa Civil, a localidade está ilhada, mas houve apenas prejuízos materiais. "A água atingiu os imóveis e ficou na altura da canela", disse Ganbois.

Por meio das redes sociais, o prefeito de Coronel João de Sá, Carlos Augusto Silveira Sobral (MDB), pediu para os moradores saírem de suas casas e salvar o que for possível, pois "não sabe ainda das consequências, porque nunca passamos por ela".

O prefeito ainda disse que "desde cedo está monitorando e falando com todos secretários, que estão a postos justamente para tentar amenizar e ajudar no que for preciso".

Escolas do município e e as queadras esportivas já estão disponíveis para receber os moradores, conforme Sobral. A prefeitura também disponibilizou um contado de WhatsApp para emergência.

Barragem rompida Bahia

Veja também CATEGORIA GERAL

Imagens impressionantes- Dois jovens morrem presos numa árvore depois de bater com a moto

Imagens impressionantes- Dois jovens morrem presos numa árvore depois de bater com a moto

Mulher é presa em Nova Viçosa acusada de estelionato

Mulher é presa em Nova Viçosa acusada de estelionato

Homem é morto a facãozadas. Arma ficou cravada nas costas da vítima

Homem é morto a facãozadas. Arma ficou cravada nas costas da vítima

Preso, ex-deputado no Rio volta à 6ª série para reduzir pena

Preso, ex-deputado no Rio volta à 6ª série para reduzir pena

Últimas publicações