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publicado em 01/11/2019 às 11h52min

7 dicas para ter mais disposição para treinar de manhã

Saiba como deixar a preguiça de lado e transformar o seu objetivo em hábito.
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Nathália Marques

Prazos apertados, reuniões imprevisíveis e refeições improvisadas: combinação perfeita para impedir qualquer pessoa de levar uma vida saudável. Mas, uma solução óbvia (e que muitas pessoas esquecem) é tentar readaptar horários e transferir os treinos para o horário da manhã. 

Embora, para muitos, seja difícil acordar cedo, treinar pela manhã apresenta uma série de benefícios para a saúde FOTO: Istock

Tudo bem, sabemos que é difícil arranjar disposição para cair da cama cedinho, mas acredite: essa é a melhor solução para quem tem uma rotina agitada e quer, de qualquer forma, incluir os exercícios físicos no agenda matinal.

Além disso, treinar de manhã apresenta uma série de vantagens sobre aqueles que preferem deixar a malhação para o final do dia. Isso porque treinar de manhã ajuda a melhorar o nosso humor e a acelerar o nosso metabolismo, além de eliminar líquidos e toxinas do nosso corpo de forma mais eficiente, por exemplo.

Está a fim de se transformar em um “atleta matinal”? Então veja agora algumas dicas que separamos para te ajudar a começar uma rotina de exercícios logo de manhã, sem preguiça e com muita disposição. 


1 – COMA BEM ANTES DE DORMIR. Vai ser bem difícil encontrar disposição para treinar de manhã se a última refeição da noite anterior foi um hambúrguer acompanhado de batatas-fritas. O seu jantar impacta diretamente na forma como você se sentirá na manhã seguinte, por isso, na hora da janta, dê preferência a carnes magras, vegetais e gorduras saudáveis, que ajudarão você a acordar se sentindo descansado. Além disso, faça a sua refeição até duas horas antes de ir para a cama.


2 – DURMA MAIS CEDO. Parece uma dica óbvia, mas ela faz TODA a diferença se você quer ter mais disposição de manhã. Se você dormir as 7 ou 8 horas recomendadas pelos especialistas, será muito mais fácil acordar cedo para as atividades físicas. Isso porque uma boa noite de sono influência não só na sua disposição, mas também em várias outras áreas do organismo que irão te ajudar a manter o seu metabolismo saudável.


3 – ESCOLHA O EXERCÍCIO QUE COMBINA COM VOCÊ. Não curte correr ou puxar ferro logo cedo? Então, opte por exercícios que lhe dão mais prazer e se adéquem a sua rotina. Experimente fazer natação, tênis ou qualquer outro esporte que te dê vontade de sair da cama logo cedo. 

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4 – PROGRAME-SE. Pense que, ao acordar, você precisa estar pronto o quanto antes. Então, deixe suas roupas, café da manhã e, se possível, o lanche pós-treino já preparados


5 – NÃO VÁ SOZINHO. Se você não gosta de treinar sozinho, arrume alguém para ir à academia com você. Provavelmente você tem um amigo ou vizinho que já treina de manhã ou também quer começar a se exercitar nesse horário, então, converse com ele e combinem de se encontrar. Saber que tem alguém esperando por você é um bom motivo para não “furar” o treino, além de também ser uma boa oportunidade de socializar.


6 – NOVOS ESTÍMULOS. Experimente se automotivar todos os dias. No começo pode ser difícil, por isso, tente fazer uma lista com as suas músicas para à hora do treino ou até se pesar logo de manhã, se a sua meta for emagrecer. O importante é que, com o tempo, o corpo se acostume com a atividade física matutina e passe a esperar por ela.


7 – SE DÊ UMA RECOMPENSA. Se você fizer algo prazeroso após a malhação, como tomar um suco saudável ou comer um pedaçinho de chocolate (amargo, de preferência), seu cérebro se acostuma a esperar a recompensa após o treinamento. Só não vale sair da academia e comer uma coxinha na padaria da esquina, ok? Pense em alimentos e receitas saudáveis para o seu pós-treino.

Treinar de manhã

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